GTA resgata mulher grávida que sofreu traumatismo craniano no Bailique
Devido o estado de saúde e por estar grávida, o GTA foi acionado para fazer o resgate.
Assim que a aeronave pousou no estádio Glicério Marques, uma equipe do Samu, a encaminhou ao Hospital de Emergência.
Uma mulher grávida de nove meses foi resgatada pelo Grupo Tático Aéreo (GTA), na tarde desta segunda-feira, 1º, na localidade de Vila Progresso, no Arquipélago do Bailique, zona rural de Macapá.
De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bailique, Marilene dos Santos Silva, a paciente Nildacy Lacerda Campos, de 41 anos, estava tomando banho quando caiu. O marido estranhou a demora de Naildacy, abriu a porta do banheiro e viu que ela havia sofrido um acidente. Na UBS, ela foi atendida por um médico que constatou traumatismo craniano com suspeitas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que paralisou os membros do lado esquerdo da paciente.
Devido o estado de saúde e por estar grávida, o GTA foi acionado para fazer o resgate. “O estado de saúde da paciente inspira cuidados e, por estar grávida, o bebê corre risco. Se fosse de barco, os riscos seriam ainda maiores”, disse a enfermeira que acompanhou Naildacy.
A viagem de barco até o arquipélago do Bailique dura, em média, 12 horas. Assim que a aeronave pousou no estádio Glicério Marques, uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a encaminhou ao Hospital de Emergência.
Como acionar o GTA
Para esse ou qualquer outro tipo de ocorrência, há um protocolo de acionamento do GTA que é feito pelo Ciodes, por meio dos números 190 e 192. Se houver necessidade, a equipe entra em contato imediatamente com o GTA para atender a ocorrência.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!