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Amapá inicia seminário sobre a Base Nacional Curricular Comum

O objetivo será finalizar o documento estadual sobre a BNCC, a partir das contribuições realizadas durante a última fase do processo de discussão.

Por Redação
02/08/2016 10h25

A secretária de Estado da Educação fez questão de parabenizar os coordenadores e profissionais da educação envolvidos nas discussões desde o princípio das etapas no Amapá.

Mais de 400 pessoas entre professores, estudantes, representantes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime- Amapá) e Ministério Público (MP) participaram na segunda-feira, 1º, no Teatro das Bacabeiras, da solenidade de abertura do Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo será finalizar o documento estadual sobre a BNCC, a partir das contribuições realizadas durante a última fase do processo de discussão.

Na ocasião, foi feita a apresentação do vídeo “Análise crítica da 2ª versão da BNCC”. Logo em seguida, a palestra ministrada pela professora Maria Cleuza Rodrigues Repulho, sobre uma breve retrospectiva histórica do percurso da BNCC.

Em pronunciamento, a representante do MEC, Erondina Barbosa da Silva, que é professora no Distrito Federal há 27 anos, disse que o documento da BNCC traz a discussão de algo inegociável, que é o princípio da equidade. “Vocês precisam verificar quais os objetivos de aprendizagem que realmente são significativos para o Amapá”.

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, fez questão de parabenizar os coordenadores e profissionais da educação envolvidos nas discussões desde o princípio das etapas no Amapá. “Serão dias históricos para a educação no nosso Estado; acredito muito no potencial das nossas contribuições neste processo e desejo sucesso para a conclusão do documento da BNCC”, afirmou a gestora.

De acordo com a programação, as discussões nos Grupos de Trabalhos ocorrerão no dia 2, das 8h às 18h, e no dia 3, das 8h às 12h30, na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café. E ainda no dia 3, das 14h30 às 17h, a Plenária Final será no Teatro das Bacabeiras.

As discussões serão destinadas exclusivamente aos participantes inscritos no seminário conforme os Editais de Chamada Públicas 01/2016-Seed e 02/2016- Seed, que disciplinaram o processo de seleção dos participantes. Todos os arquivos (editais, anexos, retificações e o resultado final) estão disponíveis nos endereços eletrônicos: www.seed.ap.gov.brewww.nte.ap.gov.br/basecomum. Ao final foram dadas orientações ferais para os grupos de trabalho.

BNCC

É uma exigência colocada para o sistema educacional brasileiro pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996; 2013), pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (Brasil, 2009) e pelo Plano Nacional de Educação (Brasil, 2014), e que o Ministério da Educação, em consonância com seu papel de coordenar a política nacional de Educação Básica mobilizou e mediou no período de setembro de 2015 a 15 de março de 2016, uma grande discussão em todo Brasil sobre a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica.

Confira a programação e metodologia dos grupos de trabalho:

 

02/08 – Manhã e tarde (Escola Estadual GABRIEL DE ALMEIDA CAFÉ)

Analisar, por componente e segmento, a Base Nacional Comum Curricular, a partir dos aspectos de clareza e pertinência (foco no essencial). Essa análise resultará em uma contribuição concreta com o olhar dos participantes sobre determinado componente curricular e segmento e servirá de insumo para as discussões do dia 03/08, quando será debatida a coerência ao longo das etapas de ensino.

A partir de uma análise detalhada sobre os objetivos de aprendizagem de um componente e segmento, realizada durante a leitura prévia aos seminários e, sobretudo, durante o decorrer do dia 2, os participantes se prepararão para uma discussão mais abrangente sobre as etapas de ensino da educação básica.

 

03/08 – Manhã (Escola Estadual GABRIEL DE ALMEIDA CAFÉ)

Grupos de trabalho por área de conhecimento e segmento.

Após um olhar detalhado sobre os objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares, os participantes devem realizar uma análise sobre as etapas da BNCC, tendo como referência os eixos de formação e direitos de aprendizagem e desenvolvimento de cada etapa.

Para esse turno, é muito importante que os todos estejam apropriados da estrutura da BNCC e, sobretudo dos eixos de formação de cada etapa. Por isso, sugerimos que leiam os textos introdutórios das etapas, principalmente as páginas referentes aos eixos (p. 176-179 e p. 489-493).

 

03/08 – Tarde (TEATRO DAS BACABEIRAS – PLENÁRIA FINAL)

Todos os participantes devem estar presentes. Dois representantes de cada grupo de trabalho por segmento apresentam um resumo da contribuição de seu grupo (10 minutos por grupo). Serão, no total, cinco apresentações: Textos Introdutórios, Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio.

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