Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá é o primeiro estado do Norte a receber a exposição que apresenta fatos históricos da Independência do Brasil

Exposição “Itinerários da Independência” chega ao estado por meio de parceria entre Secult, UFMG e Comissão Especial do Senado Federal.

Por Marcelle Corrêa
21/03/2023 14h26

População pode participar interativamente da exposição “Itinerários da Independência”

O Amapá será o primeiro estado da região norte a receber o Caminhão Museu com a exposição “Itinerários da Independência”, que apresenta fatos históricos sobre os processos que culminaram na Independência do Brasil, em 1822. A população poderá visitar a mostra a partir de sexta-feira, 24, até domingo, 26, em frente à Casa do Artesão, na capital.

A exposição em Macapá é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que desenvolveu o projeto “República”, e a Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil do Senado Federal, sob articulação do senador Randolfe Rodrigues.

Uma das atrações é a sala interativa de realidade virtual, onde o visitante pode ser fotografado como se estivesse participando de momentos históricos da Independência do Brasil.

“Estamos felizes pelo Amapá ser o primeiro estado da Região Norte a recepcionar a exposição, que aborda questões significativas que estavam em processo de amadurecimento naquele momento histórico para o Brasil, como o fortalecimento da unidade nacional e do espírito republicano”, disse a secretária da Cultura, Clícia Di Micelli.

Para o senador Randolfe Rodrigues, presidente da Comissão Especial Curadora do Senado Federal, poder proporcionar ao público amapaense essa imersão nos fatos sobre a história do Brasil é satisfatório, pois a percepção visual trará o encantamento ao público que poderá visualizar os acontecimentos de forma interativa e não apenas nos livros de história.

"O Caminhão Museu é uma forma de levar a exposição em todos os cantos do Brasil. É uma honra conseguir trazer ao Amapá. Nessa exposição itinerante a gente conhece os bastidores da história, inclusive sobre a participação efetiva das mulheres", completou o senador que também é historiador.

A exposição

A “Itinerários da Independência” apresenta conteúdos históricos sobre a movimentação e processos que conduziram à Independência do Brasil abrangendo desde as diferenças regionais, a diversidade de projetos, as negociações, bem como os conflitos políticos e militares ocorridos nesse período.

Um dos marcos da exposição é o destaque das personagens históricas, e a participação delas no contexto da Independência brasileira.

“Essa exposição nos proporciona refletir sobre os temas pouco abordados nas escolas e no meio acadêmico como, por exemplo, o papel e a contribuição das mulheres nesse processo, reconhecimentos que foram anulados e suprimidos dos discursos dominantes sobre esse capítulo da nossa história”, enfatizou Clícia Di Micelli.

Ambientes da exposição

A estrutura itinerante conta com os seguintes ambientes:

  • uma sala de cinema com projeções de vídeos curtos sobre o tema da Independência;
  • uma sala interativa de realidade virtual onde o visitante poderá ser fotografado participando de dois momentos históricos da Independência;
  • Biblioteca equipada com livros e histórias em quadrinhos sobre a Independência; oito computadores para os visitantes escutarem podcasts e acessar ao site Itinerários Virtuais da Independência;
  • Onze painéis com reproduções de obras de artistas, brasileiros e estrangeiros;
  • Painéis onde é possível criar um conteúdo para as redes sociais com dois personagens da luta pela Independência no Brasil;
  • Ambiente com o tem “Vira-Vira As mulheres que estavam lá” que mostra que haviam mulheres que participaram do processo de Independência para o Brasil e atuaram de forma diversa. A ideia desse espaço específico, segundo o Projeto República da UFMG é mostrar que até hoje pouco se sabe sobre a luta dessas mulheres e o modo como se posicionaram de diferentes maneiras no centro da cena pública durante a Independência do Brasil.

Datas e horários

Sexta- feira, 24

  • Público em geral e visitação de alunos e acadêmicos mediante agendamento em grupos de no máximo 50 pessoas. Visitas com duração de 40 minutos.

Horário: 8h às 12h e de 13h às 17h

Sábado, 25

  • Público em geral e visitação de alunos e acadêmicos mediante agendamento em grupos de no máximo 50 pessoas. Visitas com duração de 40 minutos.

Horário: 9h às 12h e de 15h às 20h

Domingo, 26

  • Público em geral.

Horário: 15h às 20h

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!