Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Encontro 'Dialogando a Patrulha Maria da Penha' encerra com debates sobre ações de proteção e defesa à mulher

O evento coordenado pela SEPM finalizou na terça-feira, 28, e reuniu militares e membros da Rede de Atendimento à Mulher.

Por Alice Palmerim
28/03/2023 19h00

Encontro discutiu mecanismos de proteção e defesa às mulheresEncontro discutiu mecanismos de proteção e defesa às mulheres

Cerca de 250 pessoas debateram a Patrulha Maria da Penha e outras iniciativas que ajudam no acolhimento e proteção às vítimas de violência de gênero durante os dois dias do encontro "Dialogando a Patrulha Maria da Penha", evento realizado pela Secretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM) que finalizou o ciclo de palestras nesta terça-feira, 28.

Como um dos resultados dos debates, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) adiantou que um dos pontos primordiais do plano de Governo do Amapá são os investimentos na segurança pública, e isso inclui a Patrulha Maria da Penha, que terá reforço no policiamento e o efetivo receberá capacitações para tratar de maneira ágil os casos de violência contra as mulheres.

"É fundamental o preparo dos profissionais envolvidos diretamente no combate à violência doméstica e a capacitação continuada. Estamos em tratativas para aquisição de mais 6 novas viaturas que serão fornecidas pelo Ministério da Justiça para reforçar o nosso policiamento”, adiantou José Lima Neto, secretário de Segurança do Amapá.

De acordo com Polícia Militar, a maioria dos atendimentos da Patrulha Maria da Penha é feita por policiais militares do sexo masculino. O militar do 6º Batalhão, tenente Chagas, participou do evento e agradeceu a iniciativa do Governo do Estado em compartilhar conhecimentos técnicos com a PM-AP.

"É muito importante fazer esse enfrentamento à violência, importante a conscientização das pessoas, das secretarias para dar esse apoio às nossas mulheres, que são vítimas dentro do lar e até mesmo no ambiente de trabalho, infelizmente resultado da desigualdade social", ressaltou.

Para a secretária da SEPM, Adrianna Ramos, o evento abriu novos caminhos no campo executivo, militar, civil e de assistência para tratar a violência contra as mulheres no estado.

"Foram dois dias de muito conhecimento, troca de experiências e networking que vai contribuir para as políticas públicas para mulher em especial, para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar", disse a gestora.

A Patrulha Maria da Penha foi idealizada em 2012 pela tenente-coronel da Brigada do Rio Grande do Sul, Nádia Gerhard, que durante o encontro apresentou informações e 'cases' com a experiência de 10 anos da Patrulha no estado gaúcho.

"O encontro reuniu atores importantes no combate à violência doméstica. Parabenizo a secretária Adrianna Ramos e toda sua equipe, bem como, os secretários que aqui estiveram, que entendem que juntos somos mais fortes. O Amapá está dando exemplo no Brasil."

A palestrante ainda parabenizou o Amapá por estar à frente de outros estados do Brasil no cenário do combate à violência contra a mulher.

O encontro fez parte da programação “Março de Lutas: mulheres construindo um tempo novo”, da Secretaria de Políticas para Mulheres e encerra nesta sexta-feira, 31, com o evento Sarau Delas.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!