Governo do Amapá leva formação do Programa Criança Alfabetizada para professores do Bailique
Mais de 40 profissionais tiveram acesso a estratégias para garantir alfabetização dos alunos na idade certa.
Educadores analisaram os resultados de avaliações aplicadas aos alunos
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou a 1ª Formação do Programa Criança Alfabetizada no Bailique, arquipélago pertencente à Macapá. Mais de 40 profissionais, entre gestores e professores de 1º e 2º ano do ensino fundamental, participaram de rodas de conversas e palestras sobre as metas e estratégias para garantir que os alunos da rede pública aprendam a ler e a escrever na idade certa.
O tema da formação foi 'Desvendando os resultados das avaliações para aprimorar a aprendizagem no ciclo de alfabetização'. Os educadores analisaram os resultados da Avaliação de Fluência e da Avaliação da Educação Básica, ambas aplicadas para alunos de escolas públicas em 2022.
A formadora dos professores, Janaína Brito, ressalta que a capacitação gera melhores estratégias no cotidiano do profissional e influencia diretamente na aprendizagem das crianças.
"Compartilhando e analisando os dados obtidos com quem acompanha o aluno diariamente, temos um panorama completo sobre o que fazer para que nossas metas sejam alcançadas", informou Janaína.
É a primeira vez que o arquipélago recebe formações do programa, o que ajuda na participação e inclusão de todos os educadores envolvidos no ciclo da alfabetização, como explicou a professora Dilvane Barbosa, da Escola Estadual Benevenuto Soares Rodrigues, que fica na vila Freguesia.
"Da minha comunidade para Macapá, é uma logística de 14 horas, isso se a maré ajudar. Então, receber a formação aqui fica mais fácil para nós", disse.
Ainda em 2023, haverá mais três encontros formativos do Criança Alfabetizada.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!