Do cozidão ao porco guizado, Central do Marabaixo apresentou a culinária das celebrações afro-amapaenses
Iguarias que são servidas nos festeiros, também foi oferecida para degustação aos visitantes nos três dias de abertura do Ciclo 2023.
Marabaixeira Valdinete Costa apresenta uma das iguarias
Porco guisado, carne assada de panela e o cozidão são pratos tradicionais nas celebrações afro-amapaenses e servem para dar força e "sustância" aos festeiros e visitantes. Os alimentos foram apresentados para degustação nos barracões da Central do Marabaixo, um espaço que reuniu os elementos tradicionais das comunidades negras do Amapá para a abertura do Ciclo 2023.
A gastronomia dos festejos afro-amapaenses têm um contexto histórico: ou o festeiro criava os animais para abater ou recebia como doações, frutos de promessas. E os alimentos sempre são compartilhados com as comunidades, como forma de fortalecer os laços.
"As famílias se unem para oferecer essas refeições e para garantir que a mesa ficasse farta durante as festividades. Aqui, servimos uma amostra disso, tudo preparado com amor e respeito”, disse Mônica Ramos, do grupo Marabaixo do Pavão.
Na Central do Marabaixo, o cozidão, que é um caldo de carne, foi o prato mais servido nos intervalos das rodas de Marabaixo "É uma comida com um contexto cultural. Além de muito saborosa, é feita com uma pitada de tradição”, disse o servidor público Tadeu Pelaes, que visitou os estandes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!