‘Ela é tudo para nós’, diz pai de criança com autismo atendida no Super Fácil
O administrador Moacir Anaice é pai da pequena Júlia, de 8 anos. A família buscou o espaço ‘TEAcolho’ para atualizar a carteira de identificação.
Espaço 'TEAcolho' oferece atendimento especializado
Quando a agente de endemias, Lilian Ribeiro, e o administrador, Moacir Anaice, decidiram entrar com o processo de adoção da pequena Júlia, diagnosticada ainda bebê com Transtorno do Espectro Autista (TEA), eles buscaram estar atentos aos cuidados e direitos assegurados à filha.
“Ainda pequena, durante a adoção, nos foi questionado se ainda queríamos a Júlia. Nunca passou pela nossa cabeça abandonar nossa filha. Ela é tudo para nós”, ressalta Anaice.
Foi para assegurar os direitos da filha, por meio da Carteira de Identificação da Pessoa TEA, que a família buscou nesta segunda-feira, 8, o atendimento especializado do espaço TEAcolho, instalado pelo Governo do Amapá em unidades do Super Fácil em Macapá, Santana e Laranjal do Jari.
O documento é essencial para garantia de atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, serviços de cidadania, isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de meia-entrada em eventos sociais e culturais.
O serviço especializado também é responsável pela emissão dos Cordões de Girassol, que identificam pessoas com doenças ocultas, como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), doença de Crohn, esclerose múltipla, deficiências auditiva e de fala, fibromialgia e o autismo.
A diretora-geral do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/ Super Fácil), Renata Apóstolo, reforça a importância do mês de abril, dedicado à conscientização mundial do autismo, para ampliação do acesso aos serviços públicos para este grupo.
“É uma mobilização para que se entenda, se acolha e que haja o respeito com as pessoas com TEA e seus familiares. E essa conscientização também será intensificada nas unidades do Super Fácil ao longo do mês, por exemplo, com psicólogos que farão palestras tanto para os pais de crianças e jovens com TEA, quanto para os nossos servidores”, pontua Renata.
Saiba como solicitar a carteira de identificação:
O serviço está disponível nas unidades do Super Fácil das zonas Sul, Oeste e do Centro de Macapá; e nas agências dos municípios de Santana e Laranjal do Jari. Para solicitar o documentos, é necessário apresentar:
- Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da pessoa com autismo e do responsável legal;
- Comprovante de residência atualizado;
- 2 fotos 3x4 atualizadas e com fundo branco;
- Tipagem sanguínea da pessoa com autismo;
- Laudo emitido por profissional especializado, com indicação do Código Internacional de Doenças (CID 10) correspondente ao transtorno identificado;
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!