Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá intensifica policiamento nas escolas do estado com Operação 'Escola Segura'

Ação iniciou nesta segunda-feira,10, com patrulhamento próximo às instituições de ensino da região metropolitana de Macapá.

Por Marcelle Corrêa
10/04/2023 14h05

'Escola Segura' pretende intensificar o policiamento nas escolas em todo o estado

Nesta segunda-feira, 10, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Polícia Militar (PM-AP), iniciou a operação "Escola Segura", que intensifica o policiamento nas escolas em todo o estado com a finalidade de prevenir crimes dentro das unidades escolares.

Várias escolas da região metropolitana de Macapá já foram visitadas pelos militares, onde alunos, professores, diretores e outros membros das comunidades escolares receberam orientações.

O governador do Amapá, Clécio Luís, enfatizou que no plano de Governo está contida a criação de um programa que consiga não apenas prever, mas mostrar como atuar em situações de risco como as registradas recentemente no estado e em outras cidades do Brasil.

Clécio Luís afirmou, ainda, que a Operação “Escola Segura” é uma prioridade, para tranquilizar a população estudantil e familiares das pessoas que estão nas escolas.

“Todos sabem que foi divulgado nas redes sociais a ameaça de invasão à escola Barão do Rio Branco, e imediatamente a nossa Segurança Pública entrou em ação e conseguiu, não só identificar, como esclarecer toda a situação. Nesse final de semana, mais uma vez, outro grupo de WhatsApp de jovens divulgou um fato similar. Isso vai gerando uma situação de instabilidade, de pânico nas escolas, nas famílias e por isso estamos dando toda nossa atenção à segurança nas escolas do Amapá”, disse o governador.

De acordo com a diretoria de Operações da PM, a dinâmica consiste no patrulhamento e visitas preventivas às escolas pelo efetivos que realizam o policiamento de rotina nos batalhões, dando apoio ao policiamento escolar que já é empregado pelos 1°, 2°, 4° e 6° Batalhões da PM-AP.

Trabalho em equipe
Na semana passada, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) se reuniu com órgãos de Segurança Pública e de Defesa da Criança e do Adolescente para definir ações de fortalecimento da segurança na rede de ensino do estado.

A reunião contou com representantes da Secretaria de Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público do Estado (MPE) e dos Conselhos Tutelar e da Educação.

Durante o encontro foram apresentadas propostas para o fortalecimento da prevenção e do combate aos crimes no ambiente escolar, trabalhando desde o acolhimento psicológico e de orientação para alunos, professores, pais e responsáveis. A ação desta segunda-feira é resultado da reunião entre as autoridades.

"Nós temos estipulado o fim da violência escolar, e começamos na segunda-feira passada com uma reunião preventiva. Durante o encontro, elaboramos protocolos que já estão prontos e que além desse foco da violência, expandimos também para prevenção a incêndios e para as técnicas de escoamento seguro dos alunos”, explicou a secretária de Educação, Sandra Casimiro.

Segundo o secretário de Segurança Pública, José Lima Neto, além do trabalho conjunto com o Ministério da Justiça, o Governo do Estado também criou um grupo especializado com foco em combater atitudes criminosas no ambiente escolar. Lima Neto reforça, ainda,  que não existe anonimato na internet.

“Muitas vezes os garotos, querendo criar uma sensação de insegurança, se utilizam das redes sociais pensando que não vai ter repercussão e nem identificação. Tenham certeza que todos serão identificados e responsabilizados. Alertamos para a gravidade dessas ações, tanto os próprios adolescentes que praticam esses atos, como os seus responsáveis. São atitudes que têm consequências, e consequências graves”, afirma o gestor.

O secretário também enfatiza que os grupos montados com a finalidade de aterrorizar o público já estão sendo acompanhados e monitorados pelas agências de inteligência do Estado.

“A segurança nas escolas vai ser garantida, todos devem ir às aulas, estamos tomando todas as providências necessárias e cabíveis para que de fato a segurança dos alunos e de todo o corpo técnico das escolas seja garantida”, conclui.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!