Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Nova centrífuga do Hemoap dobra a capacidade de separação dos componentes do sangue

Equipamento diminui o tempo de produção de 8h para 5h fazendo com que plaquetas, hemácias e plasma cheguem mais rápido para quem precisa.

Por Cássia Lima
12/04/2023 08h00

Centriífuga auxilia na separação de plaquetas, hemácias, plasma e crioprecipitado do sangue

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) recebeu uma nova centrífuga para preparação de hemocomponentes. O equipamento de R$ 300 mil foi adquirido por meio de convênio com o Ministério da Saúde e já está em fase de teste.

A máquina é utilizada na separação dos componentes do sangue (plaquetas, hemácias e plasma), no processo que ocorre após a doação de sangue.

Desde o processo de doação, processamento, etapas de fracionamento, preparo final e ato transfusional, existe um prazo de 48h para o sangue do doador chegar até o paciente receptor.

Segundo a diretora técnica do Hemoap, a biomédica Hellen Bitencourt, o aparelho dobra a capacidade de produção, diminuindo o tempo de separação dos hemocomponentes de 8h para 5h, além de já possuir um software atualizado, aumentando de 200 a 250 hemocomponentes diários.

"O Hemoap é o único serviço do Estado habilitado e com a finalidade de captar, processar e distribuir o sangue doado. Está investindo na atualização do seu parque de equipamentos, infraestrutura e qualificação técnica dos profissionais, visando a melhoria da qualidade e segurança dos seus processos”, enfatizou a biomédica.


Atualmente, tem duas máquinas com esta finalidade no Hemoap. Elas atuam após a doação de sangue, com o fracionamento do chamado sangue total (sangue doado) e produção dos hemocomponentes, gerando assim a separação de novas bolsas de hemácias, plasma, plaquetas e criopecipitado.

A chegada do equipamento faz parte da tomada de renovação técnica do parque de aparelhos do Hemoap e que visa trazer mais qualidade técnica e operacional ao hemocentro. Ele é necessário para garantir a etapa legal dos processos e a qualidade do sangue doado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!