Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Abril Verde: blitz educativa chama a atenção para a saúde e segurança no trabalho, em Macapá

A mobilização reuniu trabalhadores do canteiro de obras do estacionamento do Sambódromo.

Por Mônica Silva
11/04/2023 14h00

Ação ocorreu no canteiro de obras do estacionamento do Sambódromo, na zona sul de Macapá

Uma blitz educativa nesta terça-feira (11) marcou o início da programação do "Abril Verde" no Amapá. A iniciativa conscientiza os trabalhadores sobre a segurança e saúde no trabalho, avaliando os riscos ocupacionais, promovendo a hábito de prevenção e qualidade de vida dos trabalhadores.

A ação ocorreu no canteiro de obras do estacionamento do Sambódromo, na zona sul de Macapá, com a participação de vários trabalhadores. Durante a blitz, eles também puderam esclarecer dúvidas sobre o acesso as redes de atendimento do Núcleo de Saúde do Trabalhador, vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP).

No Amapá, a programação ocorre em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-AP) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

A superintendente da SVS, Margarete Gomes, mencionou a importância da campanha "corpo a corpo" para se aproximar ainda mais do trabalhador e facilitar o entendimento da proposta que o Abril Verde tem.

"A saúde e segurança no trabalho é uma pauta permanente da SVS, porém, durante o Abril Verde temos a oportunidade de dialogar com empregado e empregador sem formalidades. Eles ficam mais à vontade para fazer perguntas", disse Margarete.

O gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Regiclaudo Silva, ressaltou que a ideia é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos sobre a necessidade de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

"Esse é um movimento em equipe onde o foco é chamar a atenção para a segurança e para a saúde dos trabalhadores em todas as áreas. O Abril Verde veio com a proposta de reforçar essa ideia”, ressaltou o gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Regiclaudo Silva.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da SVS, em 2022, o Amapá contabilizou um total de 1.102 acidentes de trabalho.

O Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador funciona no prédio da SVS, localizado na Avenida 13 de Setembro, nº 1889, bairro Buritizal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira a programação do Abril Verde no Amapá:

• 13 de abril – quinta-feira
Audiência Pública de Obrigatoriedade das Notificações de Acidentes e Doenças do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (AP-PA)
Público-alvo: gestores municipais de saúde (secretários e coordenações de vigilância e atenção primária de saúde); gestores das unidades hospitalares e demais instituições convidadas.
Local: auditório do MP-AP, na Avenida FAB, em frente à Praça da Bandeira, Centro
Horário: 9h às 12h

• 18 de abril – terça-feira
Blitz Educativa em canteiros de obras da construção civil em Santana
Responsáveis: SVS/NVST; SESI; MTE; CISTT/CES
Horário: manhã

• 25 de abril – terça-feira
Ação de saúde com oferta de vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, consulta de enfermagem para mototaxistas de Macapá
Responsáveis: NVST/SVS; SESI/AP e órgãos parceiros
Local: Sesi Saúde – Avenida Ernestino Borges 257, Centro de Macapá
Horário: 9h às 11h

26 de abril - quarta-feira
Ação de Saúde com oferta de vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e de enfermagem para mototaxistas de Santana
Responsáveis: NVST/SVS; SESI/AP e órgãos parceiros
Local: Faculdade Madre Tereza, em Santana
Horário: 9h às 11h

28 de abril - sexta-feira
Ato público em memória às vítimas de acidente de trabalho no Amapá.?Local: Monumento do Marco Zero do Equador, em Macapá
Responsáveis: MTE; SESI, SVS/NVST; CISTT/CES; MPT-PA/AP
Horário: 8h30

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!