Abril Verde: blitz educativa chama a atenção para a saúde e segurança no trabalho, em Macapá
A mobilização reuniu trabalhadores do canteiro de obras do estacionamento do Sambódromo.
Ação ocorreu no canteiro de obras do estacionamento do Sambódromo, na zona sul de Macapá
Uma blitz educativa nesta terça-feira (11) marcou o início da programação do "Abril Verde" no Amapá. A iniciativa conscientiza os trabalhadores sobre a segurança e saúde no trabalho, avaliando os riscos ocupacionais, promovendo a hábito de prevenção e qualidade de vida dos trabalhadores.
A ação ocorreu no canteiro de obras do estacionamento do Sambódromo, na zona sul de Macapá, com a participação de vários trabalhadores. Durante a blitz, eles também puderam esclarecer dúvidas sobre o acesso as redes de atendimento do Núcleo de Saúde do Trabalhador, vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP).
No Amapá, a programação ocorre em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-AP) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
A superintendente da SVS, Margarete Gomes, mencionou a importância da campanha "corpo a corpo" para se aproximar ainda mais do trabalhador e facilitar o entendimento da proposta que o Abril Verde tem.
"A saúde e segurança no trabalho é uma pauta permanente da SVS, porém, durante o Abril Verde temos a oportunidade de dialogar com empregado e empregador sem formalidades. Eles ficam mais à vontade para fazer perguntas", disse Margarete.
O gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Regiclaudo Silva, ressaltou que a ideia é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos sobre a necessidade de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.
"Esse é um movimento em equipe onde o foco é chamar a atenção para a segurança e para a saúde dos trabalhadores em todas as áreas. O Abril Verde veio com a proposta de reforçar essa ideia”, ressaltou o gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Regiclaudo Silva.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da SVS, em 2022, o Amapá contabilizou um total de 1.102 acidentes de trabalho.
O Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador funciona no prédio da SVS, localizado na Avenida 13 de Setembro, nº 1889, bairro Buritizal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Confira a programação do Abril Verde no Amapá:
• 13 de abril – quinta-feira
Audiência Pública de Obrigatoriedade das Notificações de Acidentes e Doenças do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (AP-PA)
Público-alvo: gestores municipais de saúde (secretários e coordenações de vigilância e atenção primária de saúde); gestores das unidades hospitalares e demais instituições convidadas.
Local: auditório do MP-AP, na Avenida FAB, em frente à Praça da Bandeira, Centro
Horário: 9h às 12h
• 18 de abril – terça-feira
Blitz Educativa em canteiros de obras da construção civil em Santana
Responsáveis: SVS/NVST; SESI; MTE; CISTT/CES
Horário: manhã
• 25 de abril – terça-feira
Ação de saúde com oferta de vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, consulta de enfermagem para mototaxistas de Macapá
Responsáveis: NVST/SVS; SESI/AP e órgãos parceiros
Local: Sesi Saúde – Avenida Ernestino Borges 257, Centro de Macapá
Horário: 9h às 11h
• 26 de abril - quarta-feira
Ação de Saúde com oferta de vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e de enfermagem para mototaxistas de Santana
Responsáveis: NVST/SVS; SESI/AP e órgãos parceiros
Local: Faculdade Madre Tereza, em Santana
Horário: 9h às 11h
• 28 de abril - sexta-feira
Ato público em memória às vítimas de acidente de trabalho no Amapá.?Local: Monumento do Marco Zero do Equador, em Macapá
Responsáveis: MTE; SESI, SVS/NVST; CISTT/CES; MPT-PA/AP
Horário: 8h30
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!