Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Alunos do curso operacional da Rotam se reúnem para fortalecer estoque de sangue do Hemoap

Campanha de doação reuniu, em uma manhã, 30 policiais militares. Juntos, eles podem salvar até 120 vidas.

Por Paolla Gualberto
12/04/2023 14h30

Para os policiais, o ato de doar traz conscientização

Com a intenção de incentivar a doação de sangue, alunos do curso operacional da Companhia de Rondas Ostensivas e Táticas Motorizadas (Rotam), pertencente ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), se reuniram em ato de solidariedade no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), nesta quarta-feira, 12.

Durante a ação, 30 policiais compareceram e reforçaram o estoque de sangue da unidade, que é responsável por atender todos os hospitais do estado do Amapá. O ato de solidariedade pode salvar até 120 vidas, já que cada bolsa pode ajudar quatro pessoas. 

Os alunos fazem parte do 9º curso operacional de Rotam e a iniciativa de convocar os militares para a campanha faz parte de um processo de conscientização sobre o papel desempenhado por eles perante a sociedade.

De acordo com a chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Elmira Melo, ações como essa são fundamentais para fortalecer o abastecimento do instituto.

“Essas doações ajudam pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de médio e grande porte. Além de atender pacientes com doenças crônicas e hematológicas, que precisam de transfusão regularmente. A doação em grupo é de fundamental importância para ajudar a elevar o estoque de sangue e, assim, conseguirmos atender aos hospitais de todo estado”, completa a chefe do serviço de captação.

Para o sargento Jonathas Guedes, os alunos do curso operacional mostraram que a Polícia Militar não exerce apenas trabalho ostensivo, mas que se preocupa também em desempenhar atividades coletivas e comunitárias.

“Faço parte da Polícia Militar há 15 anos e essa é a primeira vez que venho fazer doação de sangue. Nós precisamos exercer um papel social dentro da corporação, além do nosso trabalho operacional”, finaliza o sargento.

O comandante da 1ª Companhia da Rotam, Capitão Haroldo Alvarez, considera que, além da Polícia Militar cumprir o papel de servir e proteger a população, ela consegue ainda salvar mais vidas com iniciativas como essa.

“Estamos mais uma vez abraçando uma causa social importante. Com o início do curso operacional da Rotam, resolvemos convidar todos os alunos a fazerem esse ato solidário”, destaca o capitão.

Saiba como colaborar com o Hemoap

As doações de sangue podem ser realizadas no hemocentro, que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, no centro de Macapá.

O funcionamento do Hemoap é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento via WhatsApp pelo número (96) 98811-0200.

Para doar, é importante:

  • Pesar acima de 50 kg;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
  • Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;
  • É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.

Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!