Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Forças de Segurança do Amapá deflagram operação com foco no Iapen

'Operação Integração pela Vida' teve objetivo de retirar objetos ilícitos do sistema prisional e a diminuição de crimes violentos contra os cidadãos.

Por Marcelle Corrêa
13/04/2023 12h25

Celulares e cadernos com anotações serão analisados pelos setores de inteligência da Segurança Pública

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) deflagraram a "Operação Integração pela Vida", com o objetivo de retirar objetos ilícitos do sistema prisional e a diminuição dos crimes violentos contra a vida de todo e qualquer cidadão.

Foram apreendidos 9 celulares, carregadores, cabos USB, relógios, armas brancas e estoques (objetos cortantes improvisados) retirados de dois pavilhões conhecidos como "cadeião", que abrigam presos sentenciados.

De acordo com a Sejusp, as operações em todo o Amapá são trabalhos planejados e realizados pelo Governo do Estado com base nos indicadores, estudos e análises das forças de segurança, além do compartilhamento de dados dos setores de Inteligência, e fazem parte do Plano de Atuação Integrada da Segurança Pública.

"O trabalho desta manhã é a resposta dos aparelhos de segurança do Estado no enfrentamento da criminalidade e a violência no Amapá, que estabelece um conjunto de metas e ações pontuais para devolver a tranquilidade ao cidadão, reduzindo os números da violência em todos os segmentos", informou José Lima Neto, secretário de Segurança.

O diretor do Iapen, Luiz Carlos Junior, explica detalhes da operação que apreendeu também um bloco com anotações, supostamente de grupos criminosos.

"Hoje o foco foi o Iapen e algumas celas específicas. Foram deslocados 233 policiais, sendo 45 policiais penais, e tivemos um resultado positivo com as apreensões. Dentre elas verificamos cadernos com informações de grupos criminosos que serão analisados pelos setores de Inteligência da segurança e a Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar esses supostos integrantes", explicou.

Luiz Carlos informa ainda que os aparelhos celulares apreendidos também serão periciados e investigados pela PC-AP e com base nas possíveis informações extraídas, subsidiar as investigações que estão em andamento.

Segurança no presídio

Outro ponto levantado pelo diretor são os investimentos feitos pelo Governo para que a segurança seja reforçada no Iapen. "Estamos revendo procedimentos de segurança, trazendo novos investimentos. Tudo isso faz parte de um plano coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e que nós vamos trabalhar para melhorar a segurança e impedir a articulação dos grupos criminosos dentro e fora do presídio, com isso também possibilitando melhores condições de trabalho para os servidores”, enfatizou Gomes Júnior.

Além da Sejusp e Iapen, participaram da ação a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil, Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Grupo Tático Prisional (GTP).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!