Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Fiz a regularização ambiental da minha propriedade sem precisar sair de Serra do Navio’, diz agricultor atendido em ação do Governo do Amapá

Nicolau da Silva teve acesso ao serviço em ação da Sema, que, em dois dias, já realizou 188 atendimentos em dois municípios.

Por Cristiane Nascimento
19/04/2023 17h41

Nicolau da Silva foi um dos produtores atendidos

O agricultor Nicolau da Silva trabalha com plantação de banana, mandioca e maniva na Colônia de Água Branca, em Serra do Navio. Nesta terça-feira, 19, o produtor teve a oportunidade de realizar a regularização ambiental de suas terras no ‘Balcão de Atendimentos’ da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) sem sair do município onde mora.

Desde terça-feira, 18, o Balcão já somou 188 atendimentos aos produtores rurais em Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. Um dos objetivos da ação é levar aos trabalhadores informações sobre como participar das inscrições na chamada pública do projeto de pagamento por Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), na modalidade Conservação, por resultados alcançados pelo Brasil no bioma Amazônia em 2014 e 2015.

Na ação, também é possível atualizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um documento eletrônico que reúne informações ambientais das propriedades e é o primeiro passo para obtenção de qualquer licença ambiental para uso ou exploração dos recursos naturais das propriedades rurais.

Com o CAR atualizado, agricultores como Nicolau ganham mais segurança jurídica para continuar produzindo, garantindo o sustento da família e ajudando a movimentar a economia local. E também podem ter acesso a projetos como o REDD +.

“É uma ação muito valiosa porque eu moro num terreno há 25 anos e tem pelo menos 10% de vegetação nativa na área da minha propriedade. Eu teria dificuldade para ir a Macapá”, disse o produtor.

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, o município de Porto Grande vai receber o Balcão de Atendimentos, na zona urbana e na Vila Cupixi.



REDD +

O agente local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Patrick Farias, participa do Balcão de Atendimentos. Ele enfatizou que, na Amazônia, ainda há um número muito baixo de propriedades rurais inscritas no projeto REDD+, que é coordenado pelo Governo Federal.

Então, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do PNUD, os estados estão engajados para que o maior número de propriedades rurais sejam cadastradas e analisadas até o fim da chamada pública, tornando-as elegíveis para receberem por esse benefício.

“A intenção é chegar ao produtor rural, fazer essa abordagem, trazê-lo até o balcão, e repassar informações do REDD+, para verificar se a propriedade dele consegue ser elegível ao projeto. A pretensão é colocar o Amapá no topo do mapa do cadastramento de propriedades rurais”, disse Patrick Farias.

O recurso para projeto é proveniente do Fundo Verde para o Clima (FGV) e destinado aos pequenos produtores rurais que conservam áreas de vegetação nativa e preenchem os requisitos legais em seu imóvel rural localizado na Amazônia Legal, e atendam aos demais critérios.

A chamada pública do REDD+ vai até 31 de maio.

Confira o cronograma do Balcão de Atendimentos:

Zona urbana de Porto Grande

  • Data: 21 e 22 de abril
  • Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Avenida Mário Cruz, 710
  • Horário: 8h às 18h


Vila Cupixi, em Porto Grande

  • Data: 23 de abril
  • Local: Escola Municipal Cupixi, na Vila Cupixi, KM 150, BR-210
  • Horário: 8h às 18h

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!