Programa Acolher Amapá vai ofertar mais de 100 serviços para população em vulnerabilidade
Pacote de ações lançado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 20, vai reforçar a assistência social.
Ações reforçam as políticas de assistência social do Governo do Estado
O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira, 20, o Programa Acolher Amapá, uma política pública que propõe levar à população vulnerável nos 16 municípios, um pacote com mais de 100 serviços e programas desenvolvidos pela Assistência Social.
Diversas frentes de promoção da cidadania serão trabalhadas em ações itinerantes e permanentes, como atualização de dados e expansão de programas sociais, a exemplo do Renda Para Viver Melhor, fortalecimento das entidades socioassistenciais nos municípios, entre outras.
Para o governador Clécio Luís, a assistência social é política pública estratégica e uma prioridade para a redução dos ciclos de desigualdades sociais.
"Durante a construção de nosso plano de governo, percebemos que embora o órgão público esteja presente nos municípios, o serviço não consegue atingir a população mais vulnerável. Nossa abordagem é aproximar os prefeitos, líderes comunitários, vereadores e toda rede governamental para juntos promovermos a inclusão social e a cidadania dos amapaenses", destacou o governador.
"Esses convênios vem para nos dar condições melhores para acolher os nossos assistidos e desenvolver nosso trabalho socioassistencial", avalia a presidente da Casa da Hospitalidade, Arituza Botaro.
De acordo com dados da coordenação estadual do Programa Cadastro Único (CadÚnico), atualmente o Amapá conta com 502 mil pessoas cadastradas, ou seja, são de baixa renda, pobres ou extremamente pobres. Para a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, é preciso união para a redução destes números.
"Estamos lançando esta grande rede que é o Acolher Amapá, com diversas parcerias, pois somente com o compromisso de instituições e sociedade civil poderemos tirar o Estado deste triste mapa da fome e da pobreza”, ressaltou a gestora. Na ocasião, também foi assinado o plano de trabalho do Projeto de Capacitação de Beneficiários de Programas Sociais, em parceria técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).
"Se temos uma porta de entrada que é a Assistência Social, nós precisamos também fortalecer a porta de saída, que é a qualificação empreendedora", pontuou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-AP, Josiel Alcolumbre.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!