Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Oficinas de artesanato valorizam cultura e identidade dos povos indígenas do Amapá

Programação “Abril Indígena” ocorre até sábado, 22, com produção de peças e grafismos dos povos Tiriyó, Apalai, Wayana e Wajãpi.

Por Redação
21/04/2023 14h34

Oficinas ocorrem na Casa do Artesão

Colares, pulseiras, brincos e acessórios com grafismos indígenas foram algumas das peças confeccionadas durante oficina realizada pelo Governo do Amapá na quinta-feira, 20, para difundir técnicas entre artesãos e valorizar a cultura dos povos indígenas do Amapá.

A programação “Abril Indígena” ocorre até sábado, 22, e os participantes aprendem a confeccionar peças com identidade visual dos povos Tiriyó, Apalai, Wayana e Wajãpi.

As atividades iniciaram com técnicas de produção de pintura corporal do povo Wajãpi. Com o uso de suco de jenipapo e urucum, foram ensinadas representações típicas do cotidiano dos povos da floresta, como espinha de peixe, borboleta, surubim, jibóia, escorpião, casca de jabuti, entre outros desenhos.

"É muito interessante poder aprender um pouco do trabalho realizado pelos povos indígenas. Desde 1991 trabalho com artesanato produzindo biojoias e assim que soube da oportunidade dessa oficina me inscrevi para participar. São muitos detalhes, mas quero muito aprender”, disse a artesã Maria das Graças Teles.

Para a funcionária pública Francilene Nascimento, além da oportunidade de aperfeiçoar técnicas da atividade que considera uma terapia, as oficinas levam a chance de conhecer e preservar os saberes dos povos originários do Amapá.

“Produzir artesanato faz bem para mim, conheço novas amizades, aprendo novas atividades e novas técnicas, como esta que além da beleza das peças, carrega um pouco da história dos indígenas do nosso estado”, destacou Francilene.

Na tarde desta sexta-feira, 21, as aulas serão de produção de brinco de arara com trançado Wayana. No sábado, 22, das 14h às 17h, ocorre instrução de brinco de arara trançado Tiriyó. O ciclo de oficinas é realizado pela Secretaria Colegiada dos Povos Indígenas do Amapá (Sepi) e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

“É importante que nossos artesãos aprendam essa técnica de pintura e o artesanato indígena. A oficina é gratuita com o objetivo de socializar esse conhecimento”, enfatizou o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!