Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Defesa Civil do Amapá reforça monitoramento do Rio Jari

Equipes estão em alerta devido à elevação do nível do rio, que banha as cidades de Vitória do Jari e Laranjal do Jari. Não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas.

Por Marcelle Corrêa
24/04/2023 11h30

Rio Jari banha o extremo sul do estado

A Coordenadoria de Defesa Civil do Amapá (Cedec) intensificou o monitoramento do extremo sul do estado devido à elevação dos níveis do Rio Jari, como consequência das chuvas constantes na região.

As últimas atualizações, registradas na manhã desta segunda-feira, 24, mostram que, em Laranjal do Jari, o nível do rio chegou a 2,08 metros, enquanto em Vitória do Jari, a régua alcançou 3,20 metros, ambos em estado de alerta. As marcas consideradas normais são 1,6 metros e 2,89 metros, respectivamente.

O secretário executivo da Cedec, Janary Picanço informou que, mesmo com o nível do Rio Jari apresentando números acima da normalidade, não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas nos dois municípios.

O Governo do Estado e as prefeituras seguem o trabalho preventivo para proteger os moradores.

"Neste primeiro momento quem atua são os profissionais das coordenadorias municipais, caso necessitem, a Defesa Civil estadual está pronta para dar apoio, assim que for acionada para reforçar a segurança naquela região", relatou Picanço.

Janary Picanço detalhou, ainda, que esse acompanhamento é feito desde janeiro, quando as chuvas típicas do inverno amazônico se tornam mais frequentes.

"Desde janeiro, estamos nos reunindo com a Defesa Civil dos municípios. Em março, nossa equipe foi ao sul do estado e orientou os técnicos das prefeituras sobre as medidas preventivas de enfrentamento às possíveis cheias e inundações. Estamos em diálogo constante com as coordenadorias municipais", explicou Janary.

A Cedec informou, ainda, que as prefeituras dos dois municípios realizaram, neste fim de semana, uma reunião para montar o posto de comando que dará suporte e respostas rápidas à população em caso de ocorrência de enchentes e alagamentos e, caso as cidades necessitem de apoio, equipes estão prontas para o deslocamento.

Prevenção e cuidados

O histórico de inundação nos últimos anos nos dois municípios requer planejamento antecipado e preparo dos profissionais, além das logísticas operacionais que devem ser empregadas em situações que envolvem as chuvas.

A Defesa Civil alerta que cuidados também devem ser tomados pela população para manter a segurança de todos durante as chuvas:

  • Não jogar lixo nas ruas e em canais;
  • Quando chover, não trafegar por ruas alagadas;
  • Caso esteja a pé, não tente atravessar ruas totalmente alagadas;
  • Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados, tanto em via pública quanto em casa;
  • Não permaneça em áreas abertas, em locais altos, como no topo de prédios, ou em baixo de árvores, pois o risco de ser atingido por raios aumenta potencialmente;
  • Em casa, em caso de inundações, desligue a rede elétrica para evitar acidentes;
  • Cuidado especial com crianças e idosos, se precisarem sair de casa.

Os números disponíveis para pedidos de ajuda são: 193 (Corpo de Bombeiros); 190 (Centro Integrado de Operações de Defesa Social – Ciodes) e 99206-2315 (Defesa Civil de Laranjal do Jari). 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!