Amapá discute aprimoramento da assistência social com estados da Região Norte
Programação inicia nesta quinta-feira, 27, e inclui palestras, compartilhamento de experiências e apoio técnico com o Ministério do Desenvolvimento Social.
Encontro reunirá conselheiros estaduais e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social
Aprimorar o atendimento e assistência social às populações ribeirinhas, tradicionais e em vulnerabilidade da Amazônia, levando em conta as características e especificidades da região, é um dos principais pontos que o Amapá discute com os sete estados da Região Norte durante a reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que inicia nesta quinta-feira, 27.
O encontro ocorre até a sexta-feira, 28, no auditório do Museu Sacaca, e reúne conselheiros estaduais e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), integrantes do CNAS e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Segundo a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, o planejamento e execução das políticas públicas perpassam pelo amplo diálogo entre União, estados, municípios e a sociedade.
“Toda luta por garantia de direitos demanda participação da sociedade civil. E nosso objetivo com este evento é nortear os conselhos municipais para executar suas conferências com excelência e participação popular”, ressalta a secretária.
Com o tema “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”, a etapa regional precede a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá no mês de dezembro em Brasília (DF).
Confira a programação:
- Quinta-feira, 27
8h30 - Credenciamento;
9h - Abertura;
9h30 - Palestra: os desafios da participação popular no processo conferencial de 2023 (Cnas);
10h - Roda de conversa;
12h - Intervalo;
14h - Palestra: contextualização e os desafios da intersetorialidade e transversalidade das políticas sociais
14h30 - Debate e encaminhamentos.
- Sexta-feira, 28
9h - Informes;
10h - Apresentação pelos relatores e facilitadores de cada segmento;
11h30 - Encaminhamentos;
12h - Intervalo;
14h - Apoio técnico com MDS.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!