Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Tucuju Valley: Conheça o grupo de empreendedores que apoia a consolidação de novas startups no Amapá

Comunidade vai compartilhar sua experiência no StartupON, evento gratuito que acontece neste sábado, 29, na capital amapaense, com apoio do Governo do Estado.

Por Kelison Neves
28/04/2023 11h00

Tucuju Valley foi criado ainda em 2013

Com DNA 100% amapaense, a Tucuju Valley reúne um grupo de empreendedores com foco em apoiar startups que estão se consolidando no mercado local. Quem participar do StartupON 2023, o maior evento de negócios inovadores do Brasil, que acontece no sábado, 29, em Macapá, poderá conhecer a experiência do grupo e ampliar seu networking. 

O StartupON 2023 é realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) com apoio do Governo do Estado e reúne mentorias de especialistas de várias áreas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Startups são empresas recém-criadas que têm como principal característica a proposta de negócios inovadora e o grande potencial de crescimento. A Tucuju Valley tem como foco impulsionar esse tipo de empresa para que se tornem negócios de sucesso, com geração de emprego e renda no estado. 

O grupo foi criado em 2013, com o surgimento de startups como a Proesc, uma iniciativa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão escolar, e a Tributei, que automatiza processos fiscais e tributários para facilitar a rotina de profissionais da área contábil. 

O empreendedor Lindomar Góes, membro da Tucuju Valley, explica como o grupo atua no suporte a novos empreendimentos. 

“A gente apoia a startup desde o início da jornada, passando pelas fases de ideação, operação, ajudando a criar máquinas de venda, a conseguir os primeiros clientes e, em seguida, passa para a etapa de tração, que é quando a startup começa a vender para outros estados. Depois vai pra fase de escala”, explica Lindomar Góes. 

Um levantamento realizado pela Tucuju Valley em 2021, as startups amapaenses conseguiram atingir uma marca superior a R$20 milhões em faturamento, com cerca de 500 empregos gerados diretamente e 2 mil indiretamente. Hoje, no estado, as empresas que atuam nesta modalidade têm um valor de mercado que ultrapassa os R$200 milhões. 

O secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Barros, considera o Tucuju Valley estratégico para a ampliação desta modalidade de empresas no Amapá. 

“Por meio da comunidade, hoje, o Amapá é um estado com muitas startups de sucesso da Amazônia”, pontuou o gestor. 

StartupON

Durante todo o StartupON, o público terá acesso a palestras com empreendedores do Amapá e do Brasil. Dessa forma, startups terão mais chances de serem vistas por potenciais investidores.

O conteúdo apresentado trará uma visão de como empreendedores do Brasil inteiro podem encontrar suporte e oportunidades de mercado, por meio da experiência de pessoas envolvidas nos ecossistemas locais.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!