Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sema discute estratégias e articula programas e fundos ambientais para o Amapá

Equipe técnica esteve em Brasília, nesta quarta-feira, 3, tratar do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.

Por Cristiane Nascimento
03/05/2023 18h00

Gestores da Sema e diretores do Funbio em reunião de alinhamento

Uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) esteve em Brasília, nesta quarta-feira, 3, para tratar do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e buscar recursos para ações voltadas às unidades de conservação do Amapá.

No encontro, também foi discutida a execução do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Programa Arpa) que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e tem o Funbio como gestor e executor financeiro. A iniciativa prevê até 2039, apoiar o uso sustentável de unidades de conservação na Amazônia brasileira.

Desde 2012, o Amapá está inserido no Arpa com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), do Rio Iratapuru. Essa é a única unidade de conservação estadual a receber apoio para aquisição de materiais e equipamentos de fiscalização e monitoramento da biodiversidade por meio do Programa Monitora.

O Funbio é uma associação civil sem fins lucrativos, que há mais de 26 anos trabalha para a conservação da biodiversidade no Brasil e se configura como uma ferramenta integrada ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Foram tratadas ainda questões sobre o Fundo Amapá, que prevê a captação de novos recursos para dar agilidade à execução de projetos nas áreas protegidas do estado, de forma que atenda às reais necessidades das unidades de conservação.

O Fundo já fomentou iniciativas para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, fortalecendo as cadeias de valor da sociobiodiversidade e da bioeconomia. Esse ano, está previsto um edital para novas iniciativas, com geração de renda e qualidade de vida para os moradores de regiões protegidas.

A secretária de Meio Ambiente do Estado, Taisa Mendonça, pontuou o avanço que esses programas de valorização e incentivo do setor ambiental representam para os estados amazônicos, considerando o potencial de cada um.

"A Amazônia brasileira precisa ser vista com toda a sua potencialidade e imensa biodiversidade, mas sem deixar de considerar as particularidades de cada estado", destacou a secretária.

No encontro, houve ainda uma apresentação do Programa de Restauração Florestal Floresta Viva, cuja gestão é de responsabilidade do Funbio, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o setor privado. O objetivo é contribuir para investimentos em restauração ecológica em biomas brasileiros.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!