Governo do Amapá recebe mais 60 servidores da transposição para atuação nos órgãos estaduais
Estado já soma 481 funcionários do Governo Federal. Lotação e ofício de encaminhamentos foram entregues nesta sexta-feira, 5
Com a transposição, o Estado já soma 481 funcionários do Governo Federal
O Governo do Amapá realizou, nesta sexta-feira, 5, um ato simbólico que representa a transferência de mais 60 servidores do ex-Território Federal para o quadro da União. Com a transposição, o Estado já soma 481 funcionários do Governo Federal. As portarias de lotação e ofício de encaminhamentos foram entregues pelo governador, Clécio Luís, durante solenidade no Palácio do Setentrião.
Os funcionários públicos serão direcionados aos órgãos públicos definidos pela gestão estadual e o próprio servidor. Lotada na Secretaria de Estado de Assuntos da Transposição, Marilda Palmerim diz que a data se tornou um dia histórico para ela.
"Estou emocionada, foi muito tempo esperando por esse momento, e agora finalmente chegou. Estou ansiosa por essa nova fase na minha vida," disse Marilda.
As portarias e os encaminhamentos são específicos para os funcionários que foram aprovados na transposição. Todos eles passaram pelas atividades administrativas e depois uma entrevista para definir o órgão de lotação adequado, levando em consideração questões sociais e humanas; além das experiências profissionais dos servidores.
Para o governador, Clécio Luís, a transposição nada mais é do que a conclusão dos direitos desses trabalhadores. "É a efetivação da justiça para esses amapaenses que nunca deveriam ter saído dos quadros da União, porque na Constituição de 1988, esses servidores deveriam ser transpostos. Alguns estavam nos quadros do Estado, outros tinham saído. Agora eles começam a retornar”, explicou o governador.
Até o momento, já passaram pelo processo de transposição 3.275 servidores, por meio das Emendas Constitucionais nº 79 e 98, dos quais 1.833, estão cedidos ao Governo do Estado. Só este ano, foram enquadrados na União 481 funcionários, destes 282 já estão na folha de pagamento federal.
"O ato de hoje é o primeiro de muitos que virão. Até o momento já foram transpostos para os quadros da união mais de 400 servidores. É a maior média da transposição desde que iniciou esse processo. E isso se deve a sensibilidade do presidente Lula", ressaltou o senador Randolfe Rodrigues.
A partir do próximo mês, os servidores já passam a receber seus salários pelo Governo Federal, reduzindo despesas para o Estado e movimentando a economia local.
Mais transpostos
A Secretaria de Estado de Assuntos da Transposição, coordenada pela gestora Anne Marques, segue dando apoio aos servidores públicos que desejam iniciar ou aguardar a finalização do processo.
A instituição foi criada nesta nova gestão do Governo do Amapá e tem como objetivo organizar toda a demanda sobre a transposição dos servidores do ex-Território Federal do Amapá, do estado e dos municípios para os quadros do Governo Federal.
A pasta atende de segunda a sexta, no horário de 8h às 13h, presencialmente dentro da Secretaria de Estado da Administração (Sead), localizada na Avenida FAB. Servidores também podem entrar em contato das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelo aplicativo WhatsApp (96) 98127-6075.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!