Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá participa de sessão legislativa sobre políticas públicas de defesa dos animais em Santana

Entre as ações identificadas como necessárias, estão o combate ao abandono, às doenças e à falta de controle populacional.

Por Redação
10/05/2023 12h00

Secretária de Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro, apontou algumas ações voltadas para a causa

O Governo do Amapá esteve presente na sessão legislativa sobre as políticas públicas para reforçar a defesa dos animais no município de Santana. O debate aconteceu na Câmara de Vereadores, na terça-feira, 9, com participação de entidades que trabalham pela causa. Atualmente, a cidade não possui um órgão ou instituição municipal voltada para esse setor. 

A secretária de Estado de Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro, apontou algumas ações identificadas como necessárias no estado e no município santanense, como o combate ao abandono, às doenças e à falta de controle populacional. Também explicou que é preciso mais efetividade da aplicação da lei de proteção animal e da punição para quem a descumpri-la. A gestora reforçou que todas essas medidas também refletem na saúde da população. 

“A intenção é discutir a realidade local e, com apoio dos vereadores e da sociedade, buscarmos alternativas para conscientizar a sociedade sobre a importância da causa e acharmos maneiras para solucionar esses problemas, por meio da implementação de leis e políticas públicas”, detalhou a secretária.

Adriano Pinheiro, voluntário da causa animal no município há 11 anos, contou um pouco da sua trajetória e reforçou a necessidade de maior atenção para o tema. 

“Acredito que este é um marco inicial para a gente ter um município com um outro olhar, voltado não apenas para o cuidado com as pessoas, mas também para o bem-estar dos nossos animais, que merecem ter uma vida digna e saudável”, ressaltou Adriano.

O vereador Adelson Rocha destacou que a Câmara é sensível ao tema e que irá trabalhar para que o município possa encontrar soluções para o problema.

“Entendemos a importância e a necessidade de discutirmos cada vez mais esse assunto e vamos juntos cobrar e buscar alternativas para solucionar essa situação. É uma pauta que diz respeito não somente aos cuidados com os animais, mas também com a saúde pública, uma vez que a negligência com os animais pode trazer problemas que também afetam a população, como a transmissão de doenças”, disse o vereador.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!