Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2017 encerram dia 19 de agosto

O programa levará 50 alunos da rede pública para um intercâmbio de três semanas nos EUA.

Por Redação
08/08/2016 10h57

Até o dia 19 de agosto, os interessados devem preencher um pré-cadastro pela internet.

Continuam abertas as inscrições para a 15ª edição do Programa Jovens Embaixadores que vão até 19 de agosto de 2016. O programa levará 50 alunos da rede pública para um intercâmbio de três semanas nos EUA.

Jovens da rede pública brasileira, de 15 a 18 anos, que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa, são convidados a se candidatar.

No Amapá, o Núcleo de Ensino Médio (NEM) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) está orientando os alunos quanto a efetivação de suas inscrições no programa. Na última edição, que ocorreu em janeiro de 2016, o aluno Bruno Lima, do 3º do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, foi o comtemplado.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Jovens Embaixadores, Aury kelle Marques, até o momento já foram contabilizados 43 inscrições, sendo que neste primeiro momento 11 atendem os principais requisitos. Somente 1 aluno será selecionado para o intercâmbio.

“Todos os alunos de Ensino Médio da rede pública podem e devem aproveitar a oportunidade de ampliar os conhecimentos e enriquecer sua cultura, além de ser reconhecido e protagonizar sua história, aceitando desafios e superando obstáculos e participar do programa também é fundamental para isso”, destacou.

Pré-requisitos

Os candidatos devem ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos (candidatos deverão ter ao menos 15 anos em 10 de janeiro de 2017 e não poderão ter mais de 18 até 5 de fevereiro de 2017); ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, este não pode ter excedido 20 dias); jamais ter viajado para os Estados Unidos.

Além disso, deve ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do Ensino Médio na rede pública; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses, contínuos ou não, de voluntariado.

Como participar

Até o dia 19 de agosto, os interessados devem preencher um pré-cadastro pela internet www.facebook.com/JovensEmbaixadores e recebem imediatamente uma resposta automática dizendo se cumprem os pré-requisitos básicos do programa e se foram ou não aprovados para a segunda etapa.

O candidato aprovado para a segunda etapa recebe uma mensagem automática com instruções para seguir no processo seletivo e um link para acessar o seu formulário de inscrição. Quem não preencher todos os pré-requisitos necessários para a participação no programa recebe uma resposta automática informando que não poderá continuar no processo seletivo.

O embarque dos selecionados para os Estados Unidos está previsto para 13 de janeiro de 2017. Entre 14 de janeiro e 4 de fevereiro de 2017 ocorre o programação em Washington DC e estados-anfitriões. Nesta terça-feira, 9, às 16h, acontece um bate-papo online (https://www.youtube.com/watch?v=sWF2AvTuTqM) com a coordenadora nacional do programa, Marcia Mizuno, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o programa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!