Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo participa da inauguração da sala da Procuradoria Especial da Mulher da Alap

Espaço auxilia vítimas de violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual e encaminha denúncias para os órgãos competentes.

Por Alice Palmerim
16/05/2023 18h00

Durante a cerimônia, Teles Júnior, enfatizou a importância da igualdade de gênero

O governador em exercício, Teles Júnior, participou nesta terça-feira, 16, da inauguração da sala da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). O espaço zela pela defesa dos direitos da mulher, acolhendo as vítimas de violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual e encaminhando as denúncias para os órgãos competentes. 

Durante a cerimônia, Teles Júnior enfatizou a importância da igualdade de gênero e da presença da mulher nos espaços de poder.

"A misoginia, preconceito e machismo não se reflete apenas na violência doméstica ou de gênero. A desigualdade está presente quando a mulher ganha 30% a menos que o homem exercendo a mesma função. Muitas vezes o agressor se utiliza disso para manter a dependência financeira da mulher [...] Esse desafio só vamos conseguir superar através da política", frisou o gestor

O governador em exercício também destacou que é preciso trabalhar a mudança de concepção, através da educação.

"Para termos a sociedade que queremos, sem preconceito e sem discriminação de gênero, é preciso mudar a concepção, porque vai refletir no futuro para uma sociedade mais justa e igualitária”, pontuou Teles Júnior. 

A secretária de políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, falou que a Sala da Procuradoria Especial da Assembleia Legislativa já desenvolve relevante papel na política da mulher.

"Ter um espaço renovado, estruturado, acolhedor e com uma equipe multidisciplinar será encorajador para muitas cidadãs buscarem ajuda. Acreditamos que será mais um lugar de acesso aos direitos femininos e que poderá transformar a vida de muitas amapaenses", destacou a gestora.

A sala funciona no 3º andar da Alap, no Centro de Macapá. A procuradora da mulher e deputada estadual, Edna Auzier, reconheceu o apoio de todos os órgãos envolvidos para a implantação da sala da Procuradoria Especial. 

"Políticas públicas para mulheres não se faz só. Todos que estão aqui são extremamente importantes para este dia”, frisou a parlamentar. 

Após a solenidade de inauguração, os presentes acompanharam uma apresentação de dados estatísticos sobre a violência da mulher no estado, apresentado pela promotora Alessandra Moro.

O evento contou com a presença da presidente da Alap, Allyne Serrão; procuradora e deputada estadual Edna Auzier; da procuradora adjunta, deputada Liliane Abreu; membros de órgãos da defesa da mulher; representantes de movimentos sociais, do legislativo municipal e sociedade civil.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!