Governo apresenta resultados de avaliações do Programa Criança Alfabetizada para educadores de Calçoene e Amapá
Testes são aplicados em escolas de rede pública dos 16 municípios e buscam conhecer a situação dos alunos.
O encontro reuniu professores, gestores e coordenadores pedagógicos
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) compartilhou com professores, gestores e coordenadores pedagógicos nos municípios de Amapá e Calçoene os resultados de avaliações aplicadas nos alunos do 2º ano do ensino fundamental em escolas públicas por meio do Programa Criança Alfabetizada (PCA). O encontro ocorreu na segunda quinzena de maio.
Entre os testes, estão o Sistema Permanente de Avaliação Básica do Estado do Amapá, que analisa o nível de percepção em língua portuguesa e matemática, e a Avaliação Diagnóstica de Fluência em Leitura, que é aplicada longo do ano para acompanhar o desenvolvimento das crianças.
Em 2022, o Sistema Permanente revelou que 20% de 2.967 alunos avaliados apresentaram um desempenho suficiente de alfabetização e 10% obtiveram um desempenho desejável. Os demais, foram classificados com alfabetização incompleta ou não alfabetizados.
Já primeira edição da Avaliação Diagnóstica de Fluência em Leitura, aplicada 2023, revelou que 21% de 2.385 alunos foram classificados como leitores iniciantes. No segundo semestre, a Seed vai aplicar as outras duas edições da avaliação para acompanhar a evolução das crianças.
Ambas as avaliações ajudam a construir estratégias educacionais cada vez mais voltadas à realidade daquele estudante e as deficiências apresentadas durante as provas. Para a professora Selma Maciel, que também é formadora do PCA no município de Calçoene, os dados foram trabalhados de forma bem dinâmica com os professores.
“Quando somos professores, nós nos conectamos com a vida do aluno, e ter essa sensibilidade na hora de repassar os dados, ajuda a gente a conseguir atingir os resultados desejados no processo de educação", disse a professora.
Material didático
O PCA oferece material didático próprio que foi elaborado por professores amapaenses e estão de acordo com a realidade amapaense. A gerente geral estadual do PCA, Débora Vale, se reuniu com os secretários municipais de Educação, gestores escolares e professores da Escola Estadual José Cordeiro, em Calçoene, para avaliar os materiais.
"Esse momento é de extrema importância para o amadurecimento do regime de colaboração, verificando como os municípios estão colocando em prática os conhecimentos obtido em nossas formações", pontuou a gerente.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!