Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Fico mais tranquila para proteger meu bebê’, diz mãe sobre campanha de vacinação do Governo do Amapá

Crislane garantiu a proteção do pequeno Antony durante a ação, que segue até domingo, 4, no Conjunto Macapaba.

Por Rafaela Bittencourt
03/06/2023 15h54

Crislane e seu bebê, Antony, foram atendidos pela ação

A falta de tempo era um problema para a jovem Crislane Silva, de 26 anos, ir a um posto de saúde vacinar o filho, Antony, de 1 ano e 8 meses contra o vírus Influenza, que causa a gripe. Neste sábado, 3, a moradora do Conjunto Macapaba, na Zona Norte da capital, conseguiu imunizar o pequeno sem sair de casa, na campanha de vacinação realizada pelo Governo do Estado no habitacional. O primeiro dia de ações garantiu a aplicação de mais de 1,1 mil doses. 

A campanha mantém 10 equipes de profissionais atendendo no habitacional. Eles ficam em um ponto fixo, na Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes, e também atuam de porta a porta. Estão disponíveis 4 mil doses de vacinas, sendo 3 mil contra a gripe e mil contra a Covid-19. A campanha segue até o domingo, 4, das 8h às 12h.

O incentivo à imunização é uma das principais estratégias do Governo do Amapá para conter o surto de síndromes respiratórias que atinge, sobretudo, as crianças pequenas.

"Eu já estava planejando levar Antony para vacinar, mas faltava tempo. Com a equipe vindo em casa, fico mais tranquila para proteger meu bebê, principalmente agora, a gente fica com medo de algo pior acontecer", conta a jovem.

Quem recebeu os profissionais durante a manhã em casa foi o pedreiro Daniel Maciel, de 50 anos. Ele aproveitou para tomar as duas vacinas ofertadas na campanha.

"Ainda não tinha me imunizado por falta de tempo, tinha me planejado para ir até a escola, mas a equipe veio em casa, o que facilitou ainda mais", comemorou o pedreiro.

As equipes visitaram os blocos com a ajuda da própria comunidade, que guiou os vacinadores pelos apartamentos. Entre os profissionais de saúde, a enfermeira Cleide de Oliveira, reforçou o compromisso com a saúde.

"É uma satisfação participar desse momento, porque estamos ajudando a salvar vidas. Temos visto nossas crianças adoecer e isso é muito difícil, por isso é importante informarmos a população sobre a importância de vacinar enquanto visitamos as casas", explica Cleide.

A meta da campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já foi atingida pelo Amapá, sendo o Estado o primeiro do país a alcançar mais de 90% do público vacinado. Ainda assim, a ação ocorre para atender a todos aqueles que ainda não se imunizaram, especialmente as crianças.

Pensando nisso é que a dona Estelita Ferreira, de 82 anos, já avisou a filha sobre a importância do neto dela se proteger, assim como ela já fez.

"Eu acho que se todos os idosos se organizarem, como eu, fica fácil se proteger, porque eu tenho 82 anos, mas quero viver mais. Já avisei minha filha para levar o meu neto de três anos, porque é importante que todo mundo tome vacina neste momento", conta.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!