Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Junho Verde 2023: Governo do Amapá compartilha experiência de uso sustentável de recursos florestais na Amazônia

Evento apresentou a atuação da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós, que beneficia mais de 200 produtores paraenses. Objetivo é incentivar o uso do modelo no Amapá.

Por Cristiane Nascimento
07/06/2023 15h24

O modelo utilizado pela cooperativa paraense enfatiza a importância da conservação da biodiversidade

Com o Junho Verde 2023, o Governo do Amapá apresenta modelos que aliam preservação da natureza e desenvolvimento econômico e social na Amazônia. Nesta quarta-feira, 7, a programação trouxe a experiência da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona), no Pará, que tem sido referência no uso sustentável de recursos naturais nos municípios de Belterra, Rurópolis e Aveiro, beneficiando mais de 200 produtores.

A cooperativa promove a utilização dos recursos naturais de forma consciente, responsável e economicamente viável e trabalha com material lenhoso residual, madeira em tora e produtos não madeireiros. Ao apresentar a experiência da Coomflona, o Governo do Amapá busca incentivar a implementação do manejo florestal comunitário no estado, destacando a participação ativa dos moradores locais, suas necessidades e conhecimentos tradicionais.

O vice-presidente da cooperativa, Daniel Rocha dos Santos, ressaltou que, em 2013, o empreendimento conquistou o selo internacional FSC de Manejo Florestal e Cadeia de Custódia, uma organização não governamental presente em mais de 75 países ao redor do mundo. Ele enfatizou que a cooperativa valoriza essa certificação, pois indica que a madeira extraída provém de um manejo ambientalmente responsável, desenvolvido com responsabilidade econômica e social.

“A certificação FSC confere à Coomflona mais visibilidade e credibilidade, permitindo o acesso a mercados exigentes que se preocupam com a origem dos produtos florestais”, disse o vice-presidente.

A programação do Junho Verde 2023 é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O diretor de Desenvolvimento Ambiental da pasta, Marcos Almeida, ressaltou que a troca de experiências é de extrema importância para o aprimoramento das práticas de manejo florestal sustentável.

“A Coomflona como referência demonstra que é possível conciliar a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico, proporcionando meios de subsistência sustentáveis para as comunidades locais", ressaltou Marcos.

A gestora da Sema, Taísa Mendonça, ressaltou que apresentar o que vem sendo desenvolvido de maneira promissora e responsável, no Pará, é um incentivo nesse momento de intenso debate do meio ambiente e seus desafios.

“A Coomflona é um exemplo inspirador de sucesso, especialmente, para os estados amazônicos que buscam o fortalecimento da política ambiental”, destacou a secretária.

Na terça-feira, 6, a programação apresentou a experiência da cooperativa amapaense que beneficia produtores do Bailique e exporta para Europa e Estados Unidos.

Junho Verde 2023

Com o tema ‘Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento’, o Junho Verde 2023 traz ações para envolver os amapaenses no debate sobre as questões ambientais, estimulando a reflexão sobre a importância da participação de todos no processo de desenvolvimento sustentável.

A ação segue até o dia 29 de junho, com blitz ambientais, distribuição de mudas, ação social com atendimentos de saúde na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha e mutirão de limpeza na APA do Curiaú, entre outras atividades.

Confira aqui toda a programação do Junho Verde 2023

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!