Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Campanha de doação de sangue do Governo do Amapá ganha reforço de agentes da segurança pública

Desde o início da semana, policiais civis, militares e penais contribuem com estoques do Hemoap

Por Marcelle Corrêa
13/06/2023 10h04

Policiais reforçam estoques de sangue

A campanha “Junho Vermelho” é dedicada à conscientização e incentivo à doação de sangue, um gesto simples mas que pode ser determinante para salvar vidas. Nesta semana, a mobilização ganhou reforço de agentes da segurança pública para reforçar os estoques do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).

A iniciativa reúne policiais civis, militares e penais mobilizados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em conjunto com a Delegacia Geral de Polícia Civil e o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol).

O secretário de Segurança Pública, José Neto, explicou que a ideia é que a campanha alcance todos os órgãos de segurança e reforçou a importância de os doadores manterem a frequência no hemocentro.

“Hoje faço a minha parte incentivando, mostrando que não há nada doloroso e nem difícil, e que doar sangue é um processo rápido, seguro e tranquilo. Sempre doei sangue, é importante ser um doador recorrente para ajudar o Hemoap a aumentar os estoques, que estão em nível crítico nas tipagens sanguíneas O+ e O-”, disse o gestor.

O Hemoap é responsável por atender hospitais e clínicas em todo o Amapá, o que garante aos pacientes em emergências acesso ao sangue necessário para a recuperação de doenças ou cirurgias.

O sangue doado é utilizado em tratamentos de câncer, pacientes que realizam hemodiálise, acidentes graves com perda de sangue, vítimas de queimaduras, hemorragia durante o parto, pacientes com doenças hematológicas e cirurgias eletivas.

“A campanha pretende incentivar a população a participar dessa causa nobre, fornecendo o suprimento de sangue para salvar vidas. Os profissionais da segurança pública estão juntos para ajudar a abastecer a demanda do Hemoap, que muitas vezes precisa desse reforço”, enfatizou o presidente do Sinpol, Alexandre Verçosa.

Doadores no Hemoap

Dados do instituto apontam que 180 mil doadores de sangue estão cadastrados, mas cerca de apenas 20 mil considerados “de repetição”, ou seja, que já doaram mais de uma vez. O número representa pouco mais de 11% do total de cadastrados do hemocentro.

Os tipos sanguíneos mais comuns no Amapá são A+ e O+, o que de acordo com o diretor do hemocentro, Eldren Lage, por serem os mais comuns, consequentemente, são os mais utilizados.

Ele reforça que campanhas, como a realizada pela segurança pública, são sempre bem vindas, pois uma bolsa de sangue doada pode ajudar até quatro pessoas e a iniciativa vai garantir que as doações aumentem.

“Todas as grandes campanhas que melhoram o nosso estoque de sangue são importantes e essa atividade da segurança pública, trazendo seus colaboradores, amigos e a família, vai ajudar na melhora do nível do nosso estoque, na garantia de sangue para ajudar a população que necessita”, ponderou Lage.

Requisitos para ser um doador:

  • Pesar acima de 50 kg;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
  • Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;
  • É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação;
  • Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

Serviço

As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo, das 7h30 às 12h30, ou agendamento telefônico. O Hemoap fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, Centro. Informações pelo número (96) 98811-0200.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!