Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá conhece experiências do Mato Grosso para aprimorar gestão ambiental

Com auxílio de sistemas operacionais, em 2022, o estado da região Centro-Oeste foi o que mais realizou fiscalizações ambientais em todo o Brasil.

Por Cristiane Nascimento
15/06/2023 11h10

Gestores do Amapá conhecem as tecnologias que auxiliam os trabalhos de fiscalização em Mato GrossoGestores do Amapá conhecem as tecnologias que auxiliam os trabalhos de fiscalização em Mato Grosso

Na última quarta-feira, 14, gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá (Sema) conheceram a experiência de Mato Grosso na gestão ambiental. Com ajuda de sistemas operacionais, o estado foi o que mais realizou fiscalizações em 2022, de acordo com o Relatório Anual de Desenvolvimento no Brasil (RAD), com 74,3% das áreas com alertas de desmatamento fiscalizadas pelas equipes em campo ou de forma remota.

Os gestores da Sema foram recepcionados pelo secretário-executivo de Meio Ambiente de Mato Grosso, Alex Marega, que apresentou detalhes sobre a infraestrutura utilizada para a execução das atividades. O Governo de Mato Grosso conta com mais de 50 sistemas para facilitar trabalhos como os de licenciamento, fiscalização e monitoramento de alertas de desmatamento, no qual o estado é referência. 

Na avaliação da secretária de Meio Ambiente do Amapá, Taisa Mendonça, esse compartilhamento de experiências traz grande contribuição para a gestão local.

"É uma experiência que tem dado um resultado muito positivo para o avanço das questões ambientais em Mato Grosso, nos ajuda na consolidação de atividades mais embasadas e eficientes", disse Taisa.

Segundo o analista ambiental Roberto Passos, o planejamento das operações e o uso estratégico de imagens de satélite de alta resolução são os diferenciais do Mato Grosso no combate ao desmatamento ilegal, por meio da Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento (GPFCD).

“A gerência centraliza a gestão de dados, realiza o tratamento dos alertas, identifica as prioridades e distribui as equipes de fiscalização em campo e remotamente. Dessa forma, conseguimos abranger praticamente todo o estado para responder de forma ágil a um grande número de alertas”, explicou Roberto.

Durante a visita, também foi apresentado o sistema utilizado pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tem sido otimizado para melhorar o registro e monitoramento das propriedades rurais. Outros sistemas apresentados foram os de licenciamento ambiental, como o de emissão de Licença por Adesão e Compromisso (LAC) e de Outorga de Recursos Hídricos. Além disso, ocorreram discussões sobre possíveis parcerias e cooperação entre os dois estados na área ambiental.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!