‘Tomei as vacinas, agora estou protegida’, diz idosa imunizada em ação do Governo do Amapá no Conjunto Miracema
Em dois dias de campanha, mais de 400 moradores, entre crianças e adultos, foram vacinados.
Equipes atenderam moradores de casa em casa
A aposentada Estela Regina da Silva, de 67 anos, foi uma das atendidas pela equipe de vacinação do Governo do Amapá nesta sexta-feira, 16, no Conjunto Miracema, Zona Norte de Macapá. A mobilização faz parte das estratégias de enfrentamento ao surto de síndromes respiratórias que o estado enfrenta.
“Tomei as vacinas, agora estou protegida”, celebrou Estela. A campanha levou mil doses de vacinas contra a gripe e 500 bivalentes contra a Covid-19. Em dois dias, foram aplicadas 424 doses para Influenza, 113 delas em crianças, além de outras 199 doses da Bivalente.
Com a rotina corrida e o trabalho como mototaxista, Edivan Galvão, de 45 anos, quase não tem tempo para cuidar da saúde. Ele aproveitou a oportunidade para se vacinar. “Passei e vi que estavam vacinando, aproveitei e tomei a dose da bivalente, agora estou mais protegido”, pontuou Galvão.
Quem também não perdeu a chance e parou em um dos pontos fixos foi a dona de casa Sandra Vilhena, de 49 anos, acompanhada do o filho João Vitor, de 10 anos. “Tenho 6 filhos, mas só eu e o João que precisávamos atualizar a caderneta de vacina. Agora está tudo certo, essa foi a oportunidade de vacinar sem sair de casa”, ressaltou Sandra.
A coordenadora Estadual de Imunizações da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Maria Angélica, celebrou os resultados alcançados pela campanha, que tem o objetivo fundamental de preservar vidas.
“Foi uma campanha que atingiu bons resultados, a população tem atendido aos chamados. O mutirão vacinal irá atender todos os bairros da capital”, reforçou a coordenadora.
Campanha
A campanha de vacinação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), já aconteceu no conjunto Macapaba e Miracema, ambos na Zona Norte de Macapá. Outros bairros serão incluídos na programação da próxima semana.
O mutirão vacinal disponibiliza vacinas contra a Influenza e a Covid-19 em pontos fixos e atendendo de porta em porta, para alcançar idosos, pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção.
Resultados
O Amapá foi o primeiro estado do país a alcançar, e ultrapassar, a meta de vacinação do Ministério da Saúde, estipulada em 90%. Após a mobilização do Governo do Amapá junto com os municípios, a cobertura vacinal contra Influenza saltou de 16% em 13 de maio, para cerca de 99% na quinta-feira, 15.
Para intensificar os esforços nos 16 municípios, o Governo liberou R$ 2,7 milhões para reforçar o combate às síndromes respiratórias, no dia 26 de maio.
E para ampliar a transparência no enfrentamento ao surto e a abrangência das ações de vacinação, o Estado também disponibilizou o Vacinômetro, que pode ser acessado no site: srag.painel.prodap.ap.gov.br.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!