Exposição reúne projetos de alunos da educação profissional
O evento faz parte da programação do Seminário de Educação Profissional do Estado do Amapá, que acontece em Macapá, até esta sexta-feira, 12.
Estão sendo divulgados produtos, vídeos e fotos dos principais projetos desenvolvidos durante os cursos.
Iniciou na quinta-feira, 11, no Teatro das Bacabeiras, a exposição dos alunos e professores das unidades de ensino técnico profissionalizante da rede estadual. O evento faz parte da programação do Seminário de Educação Profissional do Estado do Amapá, que acontece em Macapá, até esta sexta-feira, 12.
Ao total, 10 unidades de educação profissional estão envolvidas na exposição, entre escolas e centros profissionalizantes. Estão sendo divulgados produtos, vídeos e fotos dos principais projetos desenvolvidos durante os cursos.
No stand do Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá, a equipe composta por 14 alunos está apresentando o “Projeto Biojoia”, com peças produzidas como, sandálias, bolsas, colares e brincos. Todos os produtos estão sendo também comercializados pelos alunos.
Os alunos do Centro de Educação Profissional de Música Walkiria Lima estão fazendo a apresentação musical durante todo o evento.
Educação Profissional
O Núcleo de Educação Profissional (NEP) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) é responsável em coordenar, ofertar e assessorar uma das modalidades de ensino que compõe a Educação Básica que é a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Uma de suas atribuições é realizar estudo de demanda para ofertar cursos técnicos de Nível Médio e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC’S), os quais proporcionarão à população formada, habilitação, qualificação, profissionalização ou reprofissionalização, aos jovens, adultos e trabalhadores, ampliando as oportunidades de inserção ou manutenção no mercado de trabalho.
Segundo o gerente do NEP, Antônio Costa, os cursos técnicos possuem características específicas dentre as quais a duração que varia de um ano e 6 meses até 2 anos. "Os cursos estão estruturados em eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do sistema e nível de ensino. Quando estruturados e organizados em etapas com terminalidade, possibilitarão a obtenção de certificados de qualificação para o trabalho após a conclusão, com aproveitamento, de cada etapa que caracterize uma qualificação para o trabalho”, explicou o gestor.
Atualmente a rede estadual da Educação Profissional possui 14 Instituições que ofertam os cursos técnicos de Nível Médio e cursos de Formação Inicial e Continuada, distribuídos nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!