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Governo do Amapá compartilha experiências do programa Criança Alfabetizada com outros estados do Brasil

Ministério da Educação coordena expansão da estratégia para todo o país.

Por Bárbara Ribeiro
22/06/2023 08h37

Cada estado apresentou as ações utilizadas para incentivar a alfabetização na idade certa

O Amapá compartilhou as experiências do Programa Criança Alfabetiza com outros estados brasileiros, na quarta-feira, 21, durante encontro promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O objetivo do Governo Federal é expandir para todos os 26 estados a estratégia que já é utilizada por 16 unidades da federação, com objetivo de implementar ações para que os alunos da rede pública aprendam a ler e a escrever até os sete anos de idade. 

O Criança Alfabetizada funciona sob regime de colaboração entre os estados e municípios. A gerente geral do programa no Amapá, Débora Vale, explicou os detalhes da estratégia na educação amapaense, que inclui: capacitação de formadores para professores da educação Infantil e 1 e 2º anos do ensino fundamental; avaliação de fluência de leitura, estrutura administrativa de coordenadores municipais que atuam junto às secretarias de Educação dos 16 municípios; e o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Sispaeap).

“Para atingir os objetivos traçados é necessário que se entenda que existe toda uma escala em cadeia que passa desde o papel do Estado e prefeituras até chegar à sala de aula, com o professor. Sem essas etapas, o regime de colaboração não funciona”, afirmou Débora.

O regime de colaboração do Amapá vem sendo desenhado desde 2017, com base no modelo de gestão pública exitosa do estado do Ceará. Atualmente, o Criança Alfabetizada no Amapá conta com 91 bolsistas divididos entre formadores de professores da educação infantil e ciclo de alfabetização, coordenadores municipais que atuam na formação de gestores e gestão estratégica do programa nos municípios.

A secretária de educação do Amapá, Sandra Casimiro, acredita que o diálogo precisa ser linear e claro para que o regime de colaboração esteja sempre fortalecido.

“Nós desenhamos o nosso próprio modelo de gestão pública, implementando leis, organogramas e pactuando com os municípios, mas é importante atentar para a realidade de cada estado e seus respectivos municípios para que a construção do regime seja democrática e converse com o real”, explicou Casimiro.

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