Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Juntamos esforços para fazer a melhor festa para o Amapá', diz governador Clécio Luís na abertura do Arraiá do Povo

Evento recebeu o maior investimento já feito nos grupos juninos: R$ 2 milhões em recursos destinados pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

Por Fabiana Figueiredo
25/06/2023 09h14

Apresentações seguem neste domingo, 25

Na abertura do Arraiá do Povo, na noite do sábado, 24, o governador, Clécio Luís, destacou a união de esforços para a realização da festa, que promete ser histórica. O evento é gratuito e recebe o maior investimento já feito na quadra junina do Amapá: R$ 2 milhões entregues para as quadrilhas, articulados pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, mais contrapartida do Estado. 

Mais do que uma tradição, as festas juninas movimentam toda uma cadeia econômica, gerando empregos diretos e indiretos em todo o estado. O governador também anunciou que o Arraiá do Povo terá encerramento com show gratuito do grupo Falamansa, no dia 2 de julho. 

"Vamos ver o melhor da quadra junina aqui. Com o maior investimento, juntamos esforços para fazer a melhor festa possível para o Amapá. A quadra junina é uma tradição e é um momento produtivo para a cultura e também para a economia do estado. Passam por este palco quadrilhas do Oiapoque ao Jari, se apresentando com orgulho e animação. Essa festa tem tudo para ser inesquecível", falou Clécio.

Os festejos seguem neste domingo, 25, com apresentações das quadrilhas Flor do Sertão, Renovação Junina, Guerreiros de Fogo, Atração Junina, Explosão Junina e Reino de São João. 

Arraiá do Povo

A programação reúne os três maiores festivais de todo o Amapá, com 53 quadrilhas participando, além de várias apresentações especiais. O palco possui piso e tamanho oficiais de competições nacionais, acolhendo demanda solicitada pelas entidades que organizam os grupos juninos.

O evento é realizado em parceria com a Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação de Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sociocultural Junino Arraiá no Meio do Mundo.

"O Arraiá do Povo recebe grupos juninos de todo o estado e a população, que ama este período junino. Este ano conseguimos reunir, de forma inédita, as três entidades que organizam os festejos no estado. Foi uma parceria feita com a Secretaria de Cultura para oito noites de alegria e diversão. Os grupos estão apresentando um verdadeiro espetáculo para o público", destacou a secretária de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli.

Os grupos se apresentam em uma megaestrutura montada pelo Governo do Amapá, em frente ao anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, na orla da cidade. Até o dia 1º de julho, o público poderá conferir com entrada gratuita as disputas do 4º Festival Junino Sandro Rogério, o 5º Forrozão do Primo Sebastian, e o 14º Arraiá no Meio do Mundo.

"O Arraiá do Povo se tornará referência para todo o Brasil, no melhor canto do mundo: às margens do maior rio do mundo e aos pés da maior fortificação do país. Queremos que esta seja uma festa do calendário de eventos do Amapá e que seja um atrativo turístico", ressaltou o senador Randolfe Rodrigues.

Além das apresentações, o espaço tem comercialização de comidas típicas com empreendedores credenciados pelas entidades parceiras. Serão 15 boxes disponibilizados com vendas variadas e mais 20 ambulantes circulando pelo espaço durante as 9 noites de festa. O esquema de segurança para o evento conta com um aparato de mais de 120 policiais que atuam de forma preventiva e ostensiva para garantir tranquilidade a todos. O local também conta ambulância para atendimentos de emergência.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!