Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Arraiá do Povo: apresentações de grupos tradicionais atraem público para abertura da maior quadra junina do Amapá

Famílias compareceram para torcer pelo grupo do coração. Evento segue neste domingo, 25, com quadrilhas estilizadas.

Por Marcelle Corrêa
25/06/2023 12h33

Alan Freitas trouxe a família para o Arraiá do Povo

Saias rodadas, roupas coloridas, o humor do casamento na roça e passos frenéticos. O som da marcação guia e dá ritmo às evoluções das quadrilhas, de acordo com as músicas tradicionais das festividades do mês de junho em todo o Brasil. Foi assim a abertura do Arraiá do Povo, que começou neste sábado, 24, trazendo ao público a maior quadra junina do Amapá, na área externa da Fortaleza de São José. 

O evento celebra a cultura e traz oportunidades de lazer para amapaenses e turistas de todas as idades, que tomaram conta do espaço com direito à roupa caipira, passos de dança e torcida formada para a quadrilha do coração. O Arraiá do Povo é realizado pelo Governo do Estado, com investimentos de R$ 2 milhões, de emendas articuladas pelos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre.

A primeira noite dos festejos contou com a apresentação de oito quadrilhas tradicionais. Elas  fazem parte do 4º Festival Junino Sandro Rogério, realizado pela Liga Junina de Macapá (Ligajum). Neste domingo, 25, o Arraiá do Povo continua com a apresentação das quadrilhas estilizadas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

Público empolgado

O casal mineiro Elizete Araújo e Luís Pereira vive no Amapá há seis meses e aproveitou o momento para conhecer melhor a cultura do estado para onde se mudaram. O casal apaixonado aproveitou para eternizar o momento na tradicional Barraca do Beijo.

"Eu adoro o Amapá, pretendo ficar aqui por muito tempo. E esse evento é muito bonito, muito bem organizado. Vamos aproveitar bastante", garantiu Luís.

Quem também trouxe toda a família foi o Alan Freitas, que veio vestido com o colorido e as estampas xadrez, que o mês de junho pede.

"Evento maravilhoso para curtir com a família nessa época festiva de muita alegria e muita diversão" , disse Freitas.

E o colorido não ficou apenas nas apresentações empolgantes das quadrilhas. A gastronomia oferecida ao público também trazia uma mistura de cores e sabores. O Arraiá do Povo trouxe oportunidades para dezenas de vendedores, como Márcio do Amaral, de 53 anos. 

"Eu sei que hoje as vendas serão muito boas, serão uma benção, junho é um dos meses que mais conseguimos vender a maçã do amor. Oportunidades como esta do Arraiá do Povo são bem-vindas não só para mim, mas para todos os meus amigos empreendedores que vêm trabalhar, que vem de outros municípios, e até de outros estados para garantir um dinheirinho extra", disse confiante o vendedor.

A Priscila Souza destacou a organização e segurança do evento, o que proporcionou ao filho dela, o Benício de 2 anos, brincar e assistir as apresentações com tranquilidade.

"Vim com meu pai, minha mãe, minhas irmãs, meu marido e meu filho. A gente sempre espera o mês de junho. Tem as comidas, dança, reunião com os amigos, com a família e, hoje, o evento entrou para a nossa programação, pois está tudo muito bem organizado e seguros", destacou Priscila.

Prevenção e Segurança

A equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) marca presença no Arraiá do Povo distribuindo preservativos para lembrar que este é também o arraiá da prevenção. Serão mais de 4 mil unidades distribuídas nos nove dias de arrasta-pé, como garantiu a gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SVS, Ana Beatriz Melo. 

"Estamos aqui para lembrar a população da importância do uso do preservativo e o público está aceitando muito. Importante sempre destacar que prevenir é um ato de amor", disse Ana Beatriz.

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros (CBM) também estavam atentos aos atendimentos ao público, caso fossem acionados. A Polícia Militar (PM) atuou com rondas em todo o perímetro da festa. 

“O policiamento funciona das 18h até a madrugada. Na primeira noite, não houve nenhuma ocorrência relevante, o que mostra o êxito do policiamento na abertura do Arraiá”, disse o comandante da PM, coronel Adilton Corrêa. 

Grupos tradicionais

Quem participou da primeira noite de eventos, assistiu às apresentações das quadrilhas tradicionais, que se caracterizam por roupas e passos mais simples, em um resgate às tradições juninas. 

A Rosa dos Ventos levou para os jurados o tema: “Prepare seu coração, ser matuto não é só pé e mão. É fé, forró, xote, xaxado e baião.” A segunda apresentação foi da quadrilha As Piranhas do Matuto que falou de uma raiz muito usada na gastronomia dos amapaenses, a mandioca. O tema dizia: “É dura, rala e pinga, mandioca farinha da baguda”.

Em seguida, chegou para fazer sua apresentação a Explosão dos Matutos, com o tema: “Amor e Paixão, vamos juntos dançar um forrozão”. A quarta apresentação da noite foi da Considerados dos Matutos com: “Mantendo a raiz como antigamente, São João, São João, Viva nossa gente!”

Fúria Junina foi a quinta entidade junina a levar o arrasta pé para o público e para os jurados. “Sertão, roça e São João, a Fúria Junina vai te contar como é viver essa emoção” foi a temática do grupo. Falando do santo casamenteiro, Santo Antônio, Os Bagunçados dos Matutos apresentou: “Matrimônio, matrimônio... isso é lá com Santo Antônio”

A Garota Safada foi a penúltima quadrilha a se apresentar com o tema: “Amapá, minha paixão, Mamonas Assassinas vem brincar o São João”. Fechou a primeira noite de apresentações a Piriguete dos Matutos que mostrou ao público: “Do amor à escuridão, Coringa assume o bando de Lampião”. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!