Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado e BNDES lançam proposta para reestruturação da concessão florestal no Amapá

Apresentação do projeto aconteceu, nesta terça-feira, 27, como parte da programação do Junho Verde 2023.

Por Cristiane Nascimento
27/06/2023 14h37

Representante do BNDES faz explanação do projeto de estruturação e modelagem das concessões florestais no estado

O lançamento do projeto que propõe a estruturação do modelo das concessões florestais no Amapá, para a prática do manejo florestal sustentável, concebido pelo Governo do Estado em parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aconteceu nesta terça-feira, 27.

A apresentação, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) faz parte da programação do Junho Verde 2023, que este ano tem o tema: “Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento”.

O projeto de remodelagem busca a liberações de áreas passíveis de serem exploradas como a Floresta Estadual do Amapá (Flota). O acordo propõe a realização de uma grande licitação para uso sustentável de 600 mil hectares de floresta, na qual várias empresas poderão concorrer e a partir da concessão dessas áreas, por meio de contratos assinados, desenvolver atividades econômicas no espaço.

O vice-governador do estado, Antônio Teles Júnior, destacou o potencial transformador da proposta apresentada e o significado disso para vários segmentos do Estado.

“Não estou falando de um projeto que tem apenas o viés ambiental preservacionista, estou falando de um projeto que é capaz de gerar renda e riqueza para o nosso povo. Estou falando de um projeto que é capaz de transformar o Amapá no maior exportador de madeira certificada do Brasil”, disse Teles Júnior.

O encontro, que contou com a participação de gestores ambientais, representantes do BNDES e de secretarias estaduais e municipais, também forneceu informações relevantes sobre o Planejamento do Projeto de Estruturação de Concessão Florestal para exploração de produtos madeireiros, não-madeireiros e serviços na Flota, conforme o marco regulatório de concessões florestais vigentes.

A secretária de Meio Ambiente, Taisa Mendonça, falou sobre as expectativas da parceria entre o Governo do Amapá e o BNDES, pontuando que é o começo de um projeto que precisa contar com o apoio e o engajamento de todos.

“A presença das representações ambientais e secretários municipais é de extrema relevância para que cada um leve essas informações para os seus municípios porque juntos teremos melhores resultados”, destacou a secretária.

O diretor de desenvolvimento ambiental da Sema, Marcos Almeida relatou que serão feitos vários estudos considerando as comunidades que moram no local. “Há uma preocupação com a sociedade, alinhada com a política do Governo do Estado, de trazer desenvolvimento regional com responsabilidade social e ambiental”, pontuou.

O chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Robson de Oliveira, fez uma apresentação explanando sobre as razões de fazer concessão florestal, enfatizando que é mais viável fazer uma exploração técnica e adequada e proteger uma área do que deixá-la exposta ao desmatamento ilegal.

“A intenção é ajudar a proteger e criar mecanismos sustentáveis para uma grande área do território nacional. O manejo florestal sustentável hoje, das ferramentas que a gente tem, talvez seja a mais relevante, em termos de desenvolvimento econômico regional”, relatou Oliveira.

Próximos passos
O lançamento do projeto marcou o início do cronograma das atividades de execução. A partir de agora, inicia o período de ações e do planejamento de consolidação das etapas seguintes entre as equipes da Sema e do BNDES, com o prazo de 36 meses para a conclusão.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!