Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá compartilha com outros estados amazônicos experiências sobre a gestão das águas

Troca de informações aconteceu durante o 4º Encontro Técnico da Amazônia Legal Brasileira.

Por Cristiane Nascimento
30/06/2023 16h59

Encontro busca o compartilhamento de informações entre os estados da Amazônia Legal

O Governo do Amapá apresentou para outros estados as experiências locais sobre a gestão do uso da água. A apresentação aconteceu durante o 4º Encontro Técnico da Amazônia Legal Brasileira, na cidade de Rio Branco, no Acre, nos dias 28 e 29 de junho. No evento, os estados da região trocaram informações sobre a implementação dos instrumentos previstos na legislação de Recursos Hídricos e debateram os desafios comuns para gerenciar a água.

Presente no encontro, uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apresentou os avanços do Amapá. Entre eles, está o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), cuja elaboração foi lançada em 2023 para orientar o poder público e a sociedade sobre a preservação, a recuperação e o uso das águas de lagos, rios e igarapés que banham as terras amapaenses.

Na avaliação do diretor de Desenvolvimento Ambiental da Sema, Marcos Almeida, a troca de informações permite que os estados contribuam para o fortalecimento dos sistemas estaduais e para a promoção de uma gestão integrada e compartilhada das águas na região amazônica.

“Essa participação também evidencia o comprometimento em buscar soluções conjuntas para os problemas comuns enfrentados pelos estados, em busca de garantir a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos para as gerações presentes e futuras”, destacou Almeida.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Julie Messias, destacou a importância da integração entre os estados. 

“Este encontro reforça a integração entre os estados e a troca de experiências é de extrema relevância para que a questão da água continue sendo debatida, visando um bom gerenciamento dos recursos hídricos”, afirmou.

Os participantes também puderam participar de um minicurso sobre metodologias, ministrado pelo analista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Alan Mota. O objetivo é avaliar a implementação dos planos de recursos hídricos, buscando aprimorar o monitoramento e a avaliação desses instrumentos.

No encerramento do encontro, o grupo elaborou a Carta do Encontro Técnico, na qual foram registrados os resultados do debate sobre a gestão dos recursos hídricos. A carta, assinada por todos os representantes dos estados, foi encaminhada ao Fórum Nacional dos Secretários de Meio Ambiente.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!