Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governador Clécio Luís anuncia a licitação para obras do Novo Hospital de Emergências de Macapá

Projeto é considerado a maior obra de saúde do estado. Serão investidos mais de R$ 110 milhões na estrutura, que vai ampliar a capacidade de atendimentos.

Por Redação
04/07/2023 17h26

Novo pronto-socorro contará com 212 leitos na estrutura total, entre clínicos, intensivos e de cuidados intermediários

O governador, Clécio Luís, anunciou nesta terça-feira, 4, a publicação da licitação para as obras do novo Hospital de Emergências (HE) de Macapá. Serão investidos mais de R$ 110 milhões na estrutura, que vai ampliar a capacidade de atendimentos de urgência e emergência na rede pública. Os recursos são de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre. 

CONFIRA A PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL

Agora, as empresas interessadas têm 60 dias úteis para apresentar as propostas de construção da estrutura, que ficará em uma área onde funcionava a Vila Militar e foi cedida pelo Exército Brasileiro, atrás do atual prédio do HE, no Centro da capital. A previsão é que as obras iniciem ainda em 2023.

"Acabamos de publicar no Diário Oficial a licitação para a construção do novo HE. Quero dividir minha alegria com o povo do Amapá porque vamos mudar toda a história da saúde pública de Macapá e de todo o estado. Assumi esse compromisso na campanha, assumi esse compromisso como gestor para devolver dignidade para quem buscar o atendimento público de saúde. Também quero agradecer ao senador Davi Alcolumbre, por toda a luta durante três anos para iniciar essa obra", comemorou o goverador Clécio Luís.

Com o novo pronto-socorro, a rede pública de saúde irá se adequar ao crescimento da população amapaense, que, atualmente, ultrapassa os 750 mil habitantes.

O projeto é considerado a maior obra de saúde do estado. São mais de 15 mil m² de área para expansão dos serviços prestados, com ampliação para, inicialmente, 212 leitos na estrutura total, entre clínicos, intensivos e de cuidados intermediários, além de leitos específicos da Unidade de Tratamento de Queimados.

"Esse hospital vai mudar a vida de milhares de amapaenses que estão sonhando com essa obra. Dar para a população um atendimento digno de emergência e urgência”, disse o senador Davi Alcolumbre.

Inédito no Brasil, a publicação do edital de licitação foi feita imediatamente após a autorização da Caixa Econômica Federal. O edital de licitação também será publicado no Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP) e no Diário Oficial da União. Será uma concorrência eletrônica no regime de contratação integrada.

Novo Hospital de Emergências

Quando concluída, a estrutura será a porta de entrada das urgências e emergências do Estado e atenderá casos de alta complexidade, sendo enquadrada pelo Ministério da Saúde (MS) na categoria Hospital de Grande Porte.

O projeto prevê seis salas de cirurgia, sendo quatro de multiespecialidades; serviços para diálise; Central de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos (com espaços de radiologia, hemodinâmica, tomografia, ultrassonografia, ressonância e endoscopia).

Haverá, ainda, ambientes de apoio técnico (para laboratórios e setores como Nutrição e Farmácia), além de espaços para administração, auditório e salas multiuso, comissões.

Está previsto um estacionamento com 110 vagas para veículos (com bicicletário e espaço para motos), além de heliporto e rampas de acesso. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!