Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá é destaque nacional com mais de 95% da cobertura vacinal contra a poliomielite

Parceria do Governo do Estado com a Fiocruz, no projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, contribuiu para os resultados obtidos

Por Mônica Silva
05/07/2023 14h30

A imunização contra a paralisia infantil é indicada para crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos

O Amapá tem sido referência para outras cidades do país, quando o assunto é vacinação. Líder na imunização contra a influenza, com quase 100% de cobertura, o estado ganhou destaque nacional pela vacinação contra a poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, com mais de 95% de imunização.

Além do Amapá, apenas a Paraíba já ultrapassou a meta de 90% de vacinação contra a pólio no Brasil. Os bons resultados são reflexos das ações do Governo do Estado e da parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV), coordenado pelo Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

“Com esse resultado, podemos mostrar para outros estados que é possível conseguir a reversão das baixas coberturas vacinais, a partir da realização de ações, com o fortalecimento das políticas públicas e desenvolvimento de medidas de curto, médio e longo prazos”, avalia Margarete Gomes, superintendente da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).

O índice elevado de imunização contra a poliomielite foi destacado em publicações e reportagens, esta semana, na mídia nacional, como: Agência Brasil, Jornal Nacional, Portal G1, entre outros.    

O Programa Nacional de Imunização (PNI), indica a vacinação em crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos, como doses do esquema básico. No Amapá, este ano 15.160 doses já foram entregues pelo Governo do Estado aos municípios, disponibilizando o imunizante nas Unidades Básicas de Saúde. 

“Conseguimos atingir a nossa meta com o incentivo do projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais. Com isso passamos a ser referência para outras cidades. O Amapá continua com suas mobilizações para levar a vacina para todas as crianças”, comentou Maria Angélica, coordenadora estadual de imunização da SVS.

Dados
Em 2021, a cobertura vacinal da poliomielite (VIP) em crianças menores de 1 ano de idade no Brasil foi 69,9%, tendo o Amapá ficado em último lugar, com 44,2%, e a Paraíba na 18ª posição entre as 27 unidades federativas, com 68,4%.

Em 2022, o íncide em todo o estado saltou para 98,93% das crianças menores de 5 anos vacinadas. Mas, Cutias, Itaubal e Macapá foram os municípios que não conseguiram atingir 95% da cobertura vacinal, preconizada pelo Ministério da Saúde.

Sobre a doença
A poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo chegar à morte. A VIP é a única vacina que previne a doença.

Entenda o esquema vacinal

  • 1ª dose: aos 2 meses através de injeção (VIP)
  • 2ª dose: aos 4 meses através de injeção (VIP)
  • 3ª dose: aos 6 meses através da injeção (VIP)
  • 1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP)
  • 2º reforço: menores de 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP)

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!