Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Para ele é um incentivo', diz pai de criança que sonha em ser militar durante exposição da Semana do Bombeiro

Laércio Vilhena levou o pequeno Caio, de 3 anos, para assistir a banda de música e ver de perto os equipamentos usados pela corporação.

Por Marcelle Corrêa
08/07/2023 07h00

Pai e filho acompanharam a programação realizada pelo Corpo de Bombeiros

O pequeno Caio Vilhena, de 3 anos, tem o sonho de se tornar um bombeiro, um herói da vida real que salva vidas e apaga incêndios. Quando o pai do menino, Laércio Vilhena, soube da exposição organizada pelo Corpo de Bombeiros na sexta-feira, 7, não perdeu tempo e levou o filho para ver de perto os militares e equipamentos usados pela corporação.

"Ele gosta muito, muito mesmo, dos bombeiros. Eu e minha esposa acompanhamos o sonho dele, isso é um incentivo para que, quando ele estiver maior e decidir que essa é a profissão que vai abraçar, vamos estar apoiando", disse o pai, orgulhoso.

A atividade faz parte da Semana do Bombeiro, que iniciou no domingo, 2, e busca trazer a população para mais perto da instituição, uma das principais forças de defesa social do Governo do Estado.

Os militares apresentaram as diversas especialidades da instituição, como combate a incêndios e buscas subaquáticas, além da participação dos cães de salvamento e resgate da corporação. O ponto alto da noite foi a apresentação da banda de música dos Bombeiros, que comemorou 27 anos de existência.

"Nas palestras, tivemos uma em especial que que tratou sobre o atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista. Somos a primeira corporação no Brasil a desenvolver esse trabalho entre os servidores", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Veríssimo.

O assistente técnico de informática, Josimar Costa, aproveitou essa proximidade junto com a neta Fernanda Jesus, de 9 anos, que se encantou com os cães bombeiros Clark e Jade, e o mascote Marshall.

"É uma alegria ver os nossos bombeiros com todo o aparato preparado e saber que a qualquer momento podemos contar com o apoio e socorro deles. E essa interação com a sociedade é excelente. Minha neta-filha tá adorando, principalmente em poder estar perto dos cães", disse Costa.

Quem também não quis sair de perto dos cães, foi a pequena Ayla Kimberlly, de apenas 1 ano. Ela estava tão à vontade que brincou, deitou e sentou bem ao lado do novo amigo. A mãe, Andréa Lima, conta que teve dificuldades em convencer Ayla a deixar o militar canino.

"Foi muito criativo trazer os cães que ajudam os bombeiros nas missões, pois foi um atrativo a parte para as crianças e até para quem tem aquele receio de chegar perto, tivemos a segurança de interagir com os animais. Agora o que tá difícil pra mim é tirar a Ayla de perto, ela não quer vir, não", comentou Andréa.

Banda de Música

São 27 anos em que a Banda de Música do Corpo de Bombeiros entoa hinos e canções populares. E durante a exposição, houve uma apresentação comemorativa especial. Na ocasião, militares vencedores do concurso de talentos também fizeram apresentações.

O público que parou para admirar os músicos, cantou junto e ovacionou cada batida e acorde regido pelo tenente Elias dos Santos, maestro titular da banda.

Com movimentos firmes e alinhados, o maestro carregava junto a emoção da despedida. Elias conta que faz parte da banda desde que foi formada e, há 2 anos, se tornou maestro. Após 27 anos de trabalho na corporação, ele irá para a reserva deixando também a banda de música.

"Eu sinto uma felicidade muito grande, uma sensação de dever cumprido. Eu estou muito emocionado, pois é uma vida inteira. Confesso que esses últimos dias chorei e pra mim é uma responsabilidade grande ser maestro da banda, tanto com a corporação, quanto com os integrantes e a sociedade amapaense que espera pelas apresentações", disse o maestro.

Encerramento

No encerramento da Semana do Bombeiro, nesta segunda-feira, 10, o governador do Amapá, Clécio Luís fará a entrega de materiais de mergulho, fruto de emenda do senador Randolfe Rodrigues, além de uma embarcação, adquirida com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp).

Também será feita a formatura e promoção de oficiais, praças e alunos dos cursos de sargentos e cabos do Quadro Especial. Mais de 100 militares recebem o reconhecimento e avanço na carreira. O evento ocorrerá no Sambódromo, localizado na Avenida Ivaldo Alves Veras, no bairro Zerão, a partir das 17h.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!