Famílias atendem chamado do Governo do Amapá e participam da campanha de multivacinação
Neste sábado, 15, foram ofertados 17 tipos de imunizantes entre gripe, Covid e sarampo.
Carla Evangelista e os filhos Carlos e Luiz Miguel foram atualizar o cartão de vacinação
O sábado ensolarado foi o convite para as famílias amapaenses aderirem ao chamado do Governo do Amapá para participar do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação, que busca além de atualizar as cadernetas aumentar a cobertura vacinal em todo o estado.
A servidora pública, Carla Evangelista, foi uma das centenas de pessoas que compareceram na Praça Veiga Cabral para receber os imunizantes disponíveis na campanha. Ela levou os dois filhos, Luiz Miguel, de 12 anos, e o Carlos, 15.
"É fundamental que os pais tenham esse compromisso com a sua criança e faça a vacinação que é de extrema importância para a saúde e proteção deles", destacou.
Durante toda a manhã, foram ofertados mais de 17 tipos de imunizantes que são importantes aliados na erradicação de diversas doenças, como o sarampo e febre amarela. Além de serviços de cidadania e recreação para as crianças.
Para garantir uma dose de proteção tem quem chore, quem não sinta nada, mas tem também aqueles que superam seus medos, e nesse quesito a aposentada, Edilma da Costa Soares, foi nota dez. Ela superou o medo e o nervosismo na hora de receber a vacina da Influenza, que previne contra a gripe.
FOTOS: Governo do Amapá inicia campanha nacional de multivacinação
Dona Edilma, assim como muitos brasileiros se deixou levar pela propagação de notícias mentirosas sobre as vacinas. Por acreditar que os imunizantes pudessem trazer doenças, ela deixou de se vacinar e acabou contraindo gripe.
Diferente do seu marido que já havia se vacinado. Edilma contou que o exemplo que teve dentro de casa serviu para tomar coragem e perceber os benefícios que as vacinas trazem.
"Eu tive o exemplo dentro de casa, meu marido tomou vacina e não gripou, eu não me vacinei e fiquei gripada duas semanas. Foi quando entendi que as vacinas fazem bem. Eu vim nervosa, me tremendo, mas tomei. E aqueles que assim como eu, não acreditavam na vacina, que venham e se vacinem também, porque vacinar é bom", incentivou Edilma, que foi acompanhada da filha, do marido e da neta.
A Campanha Nacional de Multivacinação continua em todas as salas de vacina do Amapá até o dia 30 de julho. Para participar, pais e responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa com o cartão de vacinação e SUS, e atualizar suas vacinas e dos filhos.
A multivacinação é uma estratégia do Ministério da Saúde para a ampliação das coberturas vacinais e no Amapá apoiado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Saúde e Superintendência de Vigilância em Saúde que realizam a distribuição dos imunizantes.
VEJA TAMBÉM
Governo do Amapá lança Campanha Nacional de Multivacinação para proteger a população
FOTOS: Governo do Amapá inicia campanha nacional de multivacinação
'Meu filho sai vacinado e com a carteira do autista', diz mãe no Dia D de Multivacinação do Governo do Amapá
Ação educativa orienta sobre trânsito na ação de multivacinação do Governo do Estado
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!