Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá leva ações de saúde, assistência jurídica e recreação para mulheres e crianças na Festa de São Tiago 

Os serviços estarão disponíveis na unidade móvel da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, em Mazagão Velho. 

Por Alice Palmerim
17/07/2023 19h46

A Festa de São Tiago é uma das maiores manifestações culturais do Amapá

O Governo do Amapá vai garantir uma unidade móvel com serviços como enfermagem, assistência social, psicologia, orientação jurídica, fisioterapia e recreação infantil para mulheres e crianças durante a Festa de São Tiago, na vila histórica de Mazagão Velho. Em 2023, a festividade recebe mais de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado como forma de incentivo ao turismo, à cultura e ao empreendedorismo na região.

Os serviços da unidade móvel serão coordenados pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPM), que também vai realizar blitz educativa nos principais pontos da festa, com orientação e informações sobre violência doméstica e a Lei Maria Penha.

Para a secretária da SEPM, Adrianna Ramos, é imprescindível a participação da pasta em grandes eventos, como forma de atender mulheres que precisem de acolhimento e orientação.

“Nossa equipe multiprofissional se faz presente de forma permanente em todas as ações do Governo do Estado para que mais mulheres sejam alcançadas através dos atendimentos e das escutas de suas necessidades. A participação na Festa de São Tiago servirá também para diagnosticar o que acontece com o público feminino, durante o período da festividade e trabalhar em mais ações especificas”, destacou a gestora.

Festa de São Tiago

Tradição vinda da África ainda no século 18, a Festa de São Tiago retrata a história de um soldado anônimo que lutou ao lado dos cristãos e garantiu a vitória na Guerra Santa contra os mouros. A festividade mistura as cerimônias religiosas com cavalaria e teatro a céu aberto, encenado pelos próprios residentes da cidade histórica, durante os 13 dias ininterruptos de programação, que acontece de 16 a 28 de julho.

Este ano, através de articulação do Governo do Estado, o tradicional festejo foi incluído no Calendário Nacional de Ministério do Turismo, uma ferramenta on-line que reúne os principais eventos de todo o país.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!