Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Entrega dos Presentes marca o início da encenação do conflito entre mouros e cristãos na Festa de São Tiago

O teatro a céu aberto é um dos momentos mais esperados pelo público da celebração, que tem seu ponto alto nesta terça-feira, 25

Por Jamylle Nogueira
25/07/2023 07h00

Personagens interpretam mouros levando presentes para os cristãos

A encenação da entrega de presentes, na segunda-feira, 24, marcou o início das batalhas entre mouros e cristãos, o ponto alto da Festa de São Tiago, na vila de Mazagão Velho. Neste momento do enredo, os moradores do distrito reproduzem a cena em que os mouros percorrem as ruas da vila vestidos com roupas de batalha e montados a cavalo. Eles se posicionam em frente às residências para oferecer as iguarias. O mensageiro mouro pergunta aos cristãos se aceitam o “presente”, sempre com resposta positiva. 

Nesta edição, os presentes foram entregues nas casas dos moradores que representam as autoridades cristãs: Antônio Elias e Bernardo Espíndola. Também houve entrega no Palácio Rio Mutuacá, sede temporária do Governo do Estado; e na residência do prefeito de Mazagão, Dudão Costa. Ao aceitarem as iguarias, os anfitriões levam os presentes para dentro de suas residências, onde é realizada a Dança do “Vominê”, outra tradição da Festa de São Tiago. 

O desfecho desse teatro a céu aberto acontece na terça-feira, 25, com a encenação da Batalha entre mouros e cristãos . Esse é o ponto alto da festividade e um dos momentos mais aguardados pela população. Para o engenheiro agrônomo Antônio Elias, de 66 anos, participar da tradição é motivo de alegria e devoção.

“Minha família é uma das fundadoras de Mazagão, então é sempre uma honra poder participar desse momento de fé de nossa comunidade”, descreveu Elias.

No Palácio Rio Mutuacá, quem recebeu a iguaria diretamente das mãos dos mouros foi o representante do Governo do Estado, Rodrigo Videira, que é morador da comunidade. Para ele, todo o momento representa a valorização da cultura mazaganense. 

“A iniciativa de tornar a comunidade de Mazagão velho a sede do governo durante esses dias de festividade é algo que ficará marcado na história da nossa comunidade. É uma honra poder vivenciar esse momento e prestigiar toda essa demonstração de fé, cultura e tradição”, frisou Rodrigo

Em 2023, o Governo do Amapá investe R$ 1,2 milhão na festividade, para impulsionar a economia, cultura e história de Mazagão. 

Entrega de presentes

De acordo com o enredo da programação, o presente (comidas) simboliza uma suposta tentativa de trégua por parte do rei mouro Caldeira, para cessar a guerra com os cristãos.

Diz a lenda que, na verdade, as comidas oferecidas estavam envenenadas. Desconfiados, os cristãos atiraram as iguarias para os animais, que amanheceram mortos. Para celebrar a vitória que achavam certa contra os inimigos, os mouros ofereceram um baile de máscaras no qual os cristãos remanescentes poderiam mudar de lado sem serem reconhecidos pelos seus oficiais -  esse episódio será encenado na noite desta quarta.

246ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.

Além do investimento financeiro, o Estado reforça o apoio com esquema de segurança pública envolvendo a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; incentivos ao empreendedorismo por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), além do apoio das secretarias de Cultura (Secult) e Turismo (Setur).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!