Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Um dia, as crianças irão manter a tradição’, diz professor que fabrica cavalinhos artesanais para a Festa de São Tiago dos Inocentes

Nesta quinta-feira, 27, tem início a festa de São Tiago voltada para o público infantil.

Por Gabriel Penha
27/07/2023 09h00

A celebração infantil segue até sexta-feira, 28, encerrando a festividade

Na quinta-feira, 27, tem início a Festa de São Tiago das Crianças, criada pelos moradores de Mazagão Velho para incentivar as futuras gerações a manterem a tradição secular da vila histórica. A celebração infantil segue até sexta-feira, 28, encerrando a festividade. 

Com leveza e brincadeiras, os pequenos reproduzem alguns dos momentos mais importantes da celebração. Vestidos a caráter, eles fazem as encenações das batalhas entre mouros e cristãos “montados” em cavalinhos de buriti, uma palmeira comum na região, e enfeitados com papel de seda.

Em 2023, um dos responsáveis pela produção artesanal desses itens é o professor Antônio José Pinto, de 51 anos. Ele conta que parte da produção para a festa infantil contou com o auxílio dos alunos da Escola Municipal Agostinha Maria da Silva Penha, onde leciona. O restante foi confeccionado com a ajuda de familiares.

“A festa [de São Tiago das crianças] tem um ar especial, pela pureza e inocência dos pequeninos. Um dia, será responsabilidade delas manter a tradição”, reitera o educador. 

Os cavalinhos feitos pelo professor serão adquiridos pela organização da festa. A celebração mirim, também conhecida como São Tiago dos Inocentes, terá a mesma estrutura da festa preparada para o público adulto. 

Em 2023, o Governo do Estado investe R$ 1,2 milhão na Festa de São Tiago. Deste total, de acordo com a Prefeitura de Mazagão, R$ 10 mil são destinados aos festejos voltados a cerca de 300 crianças de até 14 anos.

Tradição fomentada pelo Governo do Estado

Tradição vinda da África ainda no século 18, a Festa de São Tiago retrata a história de um soldado anônimo que lutou ao lado dos cristãos e garantiu a vitória na Guerra Santa contra os mouros. A festividade mistura as cerimônias religiosas com cavalaria e teatro a céu aberto, encenado pelos próprios residentes da cidade histórica, durante os 13 dias ininterruptos de programação, que acontece de 16 a 28 de julho.

Por meio da articulação do Governo do Estado, o tradicional festejo foi incluído no Calendário Nacional de Ministério do Turismo, uma ferramenta on-line que reúne os principais eventos de todo o país.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!