Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá entrega primeira autoescada mecânica ao Corpo de Bombeiros para reforçar ações de resgate e combate a incêndio 

A moderna viatura, fabricada na Alemanha, pode alcançar 55 metros de altura, o equivalente a um prédio de 20 andares.

Por Marcelle Corrêa
27/07/2023 18h00

Aquisição da viatura especial foi a primeira licitação internacional do Governo do Estado

O Governo do Amapá entregou, nesta quinta-feira, 27, a primeira autoescada mecânica para reforçar as ações de combate a incêndios e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). No evento, que reuniu várias autoridades do estado, em frente a Fortaleza de São José de Macapá, os militares realizaram demonstrações da utilização da viatura e dos equipamentos que passam a atuar na proteção da sociedade.

A aquisição do veículo especial para grupos de resgate do mundo, fabricado na Alemanha, foi a primeira licitação internacional realizada pelo Governo do Estado, garantida com investimento de R$ 8 milhões, através de recursos de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre e contrapartida do Executivo Estadual. O projeto da licitação foi elaborado e executado pelas Coordenadorias de Projetos do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

"Vou resumir essa entrega em duas palavras: salvar vidas! Macapá, Santana e os demais municípios estão crescendo. Já temos prédios de até 18 andares e o Corpo de Bombeiros tinha dificuldades operacionais para atender esse tipo de ocorrência. Em 2019, o senador Davi destinou a emenda, e hoje nós estamos aqui fazendo essa entrega. Um equipamento que reforça as ações de defesa do cidadão", disse o governador Clécio Luís.

O senador Davi Alcolumbre destacou que a autoescada foi fabricada especificamente para o Amapá, e, hoje é a mais moderna que existe no mundo, com alcance de 55 metros de altura. Com a aquisição do veículo, o Amapá saiu da lista dos estados da Região Norte que não tinham o equipamento. 

"É uma virada de página na condição que o Corpo de Bombeiros passa a ter hoje com um equipamento dessa magnitude. Para se ter uma ideia, o Amapá era um dos únicos estados do Brasil que não tinham a autoescada mecânica. Com a contrapartida do Governo do Estado no valor de mais de R$ 700 mil, nós ampliamos o primeiro projeto para adquirir um equipamento que pudesse chegar a alcançar prédios mais altos, e conseguimos", pontuou o senador. 

Versatilidade

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Veríssimo, lembra que o trabalho da autoescada vai além de ocorrências verticais. Ele coloca como exemplo, o incêndio ocorrido em 2013, no bairro Perpétuo Socorro, na Zona Leste de Macapá, em que o equipamento poderia ter evitado que o fogo se alastrasse entre as casas, a maioria de madeira. Na época foram contabilizadas mais de 300 residências atingidas e mais de mil pessoas desalojadas. 

"Naquele Incêndio não tinha como as equipes entrarem no local. O Corpo de Bombeiros, os militares trabalharam com bastante dificuldade para salvar vidas. Caso a corporação tivesse a autoescada naquela ocorrência, ela poderia ser usada de forma inclinada, aproveitando o longo alcance dos jatos, o que ajudaria as vítimas do sinistro a não ter grandes perdas, como foi registrado naquele ano", lembrou.

Profissionais capacitados

Cinco militares do CBM estiveram na Alemanha para receber as instruções necessárias para realizar a manutenção da autoescada. Outros 21 bombeiros receberam treinamento para operar a viatura durante as ocorrências.

"Fomos a primeira equipe do Brasil a ter essa capacitação específica para a manutenção preventiva de toda a estrutura do equipamento. Nossa equipe está preparada. A partir de hoje, o Amapá tem este serviço à disposição da população", garantiu o comandante Alexandre Veríssimo.

Equipamento moderno

A autoescada mecânica de última geração, tem 55 metros de alcance, o equivalente a um prédio de 20 andares, sendo que a altura máxima é alcançada em menos de 40 segundos. A viatura possui cesto de resgate com capacidade de até 300 kg (ou três pessoas), além de guincho elétrico com capacidade para no mínimo 5.400 kg e 35 metros de cabo.

O equipamento também possui elevador de resgate, além de câmera térmica para auxiliar no combate e resgate de pessoas em locais com baixa ou nenhuma visibilidade, auxiliando a localizar as chamas e orientando a equipe de resgate a chegar nas vítimas. A autoescada mecânica também conta com canhão monitor, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva e suporte para maca de salvamento.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!