Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá apoia Marcha das Margaridas e leva atendimento às mulheres

Caminhada aconteceu na sexta-feira, 4, e chama a atenção para as lutas das mulheres rurais, das águas, quilombolas, indígenas e extrativistas.

Por Alice Palmerim
05/08/2023 10h03

Unidade móvel da Secretaria de Políticas para as Mulheres levou vários serviços para os participantes

O Governo do Amapá apoiou a realização da "Marcha das Margaridas" na sexta-feira, 4, em Macapá. O tema deste ano abordou "A Reconstrução do Brasil e Bem Viver" e chama a atenção para as lutas das mulheres rurais, das águas, quilombolas, indígenas e extrativistas.

A Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) levou uma unidade móvel que disponibilizou vários serviços. A equipe técnica deu orientações jurídicas, encaminhamentos sociais e fez o atendimento de fisioterapia ao público presente.

A secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, destaca como essencial a participação de mais de 70 servidores da secretaria na Marcha.

"É nossa missão atuarmos em defesa dos direitos das mulheres, em todas as searas de sua participação, sejam elas trabalhadoras rurais, ribeirinhas, extrativistas e indígenas, e tantas outras, de maneira que fique evidente nosso posicionamento político e social sobre a importância do órgão estatal assegurar e garantir uma sociedade de igualdade de direitos e respeito", frisou Adrianna.

A Marcha é uma forma de permanecer viva a história da trabalhadora rural e líder sindicalista, Margarida Maria Alves, que foi assassinada em 1983, em Brasília, quando lutava pelos direitos dos trabalhadores da Paraíba.

A ação é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), movimentos de mulheres e ativistas feministas.

Para a secretária das Mulheres da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Agricultores Rurais do Amapá, Maria da Conceição, a programação representa um momento histórico.

"Agradecemos todo o apoio que recebemos para a realização da Marcha. É um momento histórico fazer parte desse momento representando a cultura da zona rural e o evento nacional ficará marcado", disse Maria.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!