Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais de 130 atendimentos de saúde foram feitos no primeiro dia de ação social no Bailique

Governo do Amapá participa da ação

Por Redação
20/08/2016 09h25

As ações estão ocorrendo nas dependências do navio Auxiliar-Pará.

Mais de 130 atendimentos somente na área da saúde foram prestados na sexta-feira, 19, no arquipélago do Bailique, durante o segundo  dia da ação “Rios de Cidadania”, promovida pela Marinha do Brasil em parceria com o Governo do Estado, Justiça Estadual, Ministério Público e Prefeitura de Macapá. As ações estão ocorrendo nas dependências do navio Auxiliar-Pará, que está servindo de base para os atendimentos na área médica.

Os moradores poderão usufruir até o dia 24 de agosto, de serviços de assistência médica e odontológica, exames de rotina com entrega do resultado no mesmo dia, testes rápidos, mamografia, triagem, ultrassonografia e distribuição de medicamentos de média complexidade. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou uma equipe de enfermagem que está prestando atendimento de urgência e emergência, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, índice de massa corporal e rodada de palestras.

Após mais 24 horas de viagem, o navio Auxiliar-Pará, aportou  na comunidade por volta das 16h30 da sexta-feira e os serviços começaram a ser prestados de imediato. Mais de 150 pessoas entre civis e militares trabalham com o objetivo de atender um público estimado de 200 pessoas por dia.

Devido as dificuldades de acesso à capital, serviços básicos de saúde acabam sendo um dos mais demandados. A dona de casa, Jesus de Nazaré Souza, de 73 anos, moradora da Vila Macedonia, distante 2 horas da Vila Progresso, foi uma das pessoas atendidas.

“Fazia mais de um ano que não me consultava, e hoje tive a oportunidade de falar com um médico. Trouxe a minha netinha também para receber atendimento. Fizemos os exames e agora estamos levando os remédios para cuidar da diabetes e da desidratação”, comentou.

Já a dona Dulcenira Miranda, que mora na Colônia de Franco Grande, está gravida de sete meses e aproveitou a oportunidade para fazer a ultrassonagrafia. Ela também trouxe também os dois filhos para se consultarem. Um deles foi diagnosticado com sopro no coração. “Graças a essa consulta, descobri o problema que meu filho tem. A equipe da Sesa pegou o encaminhamento para agendar a consulta com o cardiologista, e logo o meu filho vai iniciar o tratamento”, disse Dulcenira.

A enfermeira da Sesa, Crislena Gama, destacou a assistência que está sendo prestada a população. “Percebemos que a união dos Poderes está sendo fundamental para atender as necessidades da comunidade. Trouxemos a nossa estrutura para auxiliar no trabalho da Marinha garantindo cidadania e qualidade de vida a população de Bailique”, ressaltou Gama.

O capitão de corveta, Geizon Gomes, destacou que o principal o objetivo do trabalho da Marinha é levar assistência à população com dificuldades de acesso aos serviços básicos de saúde, jurídica e social.

“O convênio com os Poderes foi primordial para realização desta ação. A escolha de Bailique, se deu devido à dificuldade de acesso dos ribeirinhos até a capital. Esta é uma comunidade isolada, carente de diversos serviços públicos e durante esses dez dias, vamos fazer uma força-tarefa, para que possamos atender pelo menos 70% da população”, completou.

A primeira edição “Rios de Cidadania” conta também com atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap), que está ofertando atendimento sobre pensão alimentícia, orientações sobre posse de terra, cumprimento de sentença, entre outros. Já o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac), está emito a 1ª e 2ª via da carteira de identidade e cartão do SUS.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!