Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá conscientiza adolescentes sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar

A ação faz parte da campanha Agosto Lilás, coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres.

Por Alice Palmerim
14/08/2023 22h42

Alunos também foram orientados sobre respeito e diversidade

O Governo do Amapá levou a alunos da Escola Estadual Tiradentes a conscientização sobre o Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar. A ação aconteceu na segunda-feira, 14, e também abordou a diversidade e o respeito à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais, Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais (LGBTQIAPN+).

O diálogo foi coordenado pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPM) e pelo Instituto Promundo, uma organização não governamental que atua há 26 anos no Brasil e em outros países para  promover a igualdade de gênero e a prevenção da violência através da educação.

“Reunimos aqui para discutir ‘que escola queremos construir’, com um recorte especial para esses públicos, que muitas vezes são vítimas de preconceito arraigado na sociedade", disse a gestora.

O diretor adjunto do Instituto Promundo, Luciano Ramos, falou da parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres e do objetivo em ouvir de perto os anseios dos jovens.

“Temos esse importante apoio do Governo do Estado. Fizemos duas oficinas, uma para os adolescentes e jovens, e outra para os pais e responsáveis desses alunos. A gente quer, de fato, que a educação seja um direito da população LGBTQIAP+ para que possam construir seus projetos de vida”, disse o diretor.

A ideia é que, após a escuta com os jovens, o Promundo construa um caderno para apoiar educadores em atividades que fortaleçam o vínculo de adolescentes e jovens com o ambiente escolar. A estudante Manuela Huk Gazel, de 15 anos, achou muito interessante a possibilidade de ser ouvida e de aprender mais. 

“Na minha opinião, a escola é um lugar de liberdade para se expressar com respeito e diversidade”, disse a aluna.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!