Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Quero iniciar na profissão regularizado', diz mototaxista formado em capacitação do Governo do Estado

Dhmeson Aragão é um dos 40 alunos certificados no curso do Detran-AP, que atualiza e forma novos profissionais do transporte remunerado de passageiros.

Por Andreza Teixeira
16/08/2023 15h31

Autônomo Dhmeson Aragão, de 36 anos, vai atuar como mototaxista em Macapá

O autônomo Dhmeson Aragão, de 36 anos, é um dos 40 alunos certificados em mais uma turma do curso de formação de Mototaxistas ofertado pelo Governo do Estado. A qualificação profissional no transporte individual de passageiros é coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP). Apenas no primeiro semestre de 2023, mais de 300 certificados foram entregues a motoristas.

"Decidi procurar o curso de mototaxista para adicionar a atividade remunerada na CNH, pois quero iniciar na profissão regularizado. Vi nessa oportunidade do Governo, a chance de me aprimorar no mercado de trabalho", disse Aragão.

O curso, executado pela Escola Pública de Trânsito (EPT), oportuniza ainda aos profissionais que já atuam na área, a atualização do certificado para continuar operando dentro da legalidade. Mototaxista há mais de 13 anos, Josias Lopes buscou atualizar o seu certificado, que precisa ser renovado a cada cinco anos.

"O curso é uma ótima oportunidade para nós mototaxistas, pois, se fôssemos pagar, teríamos que desembolsar cerca de R$ 300, e através do Governo do Amapá conseguimos de forma gratuita", ressaltou Lopes.

O diretor da EPT, Marcelo Moraes, ressalta o papel que a escola desempenha na formação de condutores para exercer a atividade remunerada no trânsito, com certificados válidos em todo o Brasil.

"O Detran, por meio da EPT, representa um braço importante na qualificação profissional de condutores no estado, que também são formados para atuar em qualquer outro estado do Brasil. Nosso corpo docente é sempre atualizado na legislação do CTB para oferecer o melhor ensino a estes condutores", concluiu Moraes.

A inscrição nos cursos da EPT pode ser feita diretamente na Escola Pública de Trânsito, localizada nas dependências do Detran, na Zona Norte de Macapá. No ato da inscrição, os documentos solicitados são a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!