Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Auriculoterapia será usada em tratamentos nas unidades de saúde

Distúrbios mais tratáveis com o método incluem problemas musculoesqueléticos, nas articulações e associados à menopausa.

Por Redação
23/08/2016 09h52

O método Auriculoterapia é uma técnica milenar, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.

A auriculoterapia, tipo de tratamento ligado à medicina oriental, vai reforçar o atendimento nas unidades de saúde do Amapá. O treinamento encerrou nesta terça-feira, 23, e teve a participação de 147 profissionais da saúde. A realização é do Centro de Referência de Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis), em parceria com o Ministério da Saúde e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A capacitação iniciou com cinco módulos online e tem o caráter profissionalizante. Esse tipo de tarapia é considerada eficaz quando associada a outras terapêuticas, como acupuntura sistêmica e fitoterapia. Os distúrbios que são mais tratáveis com o método incluem problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo, distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa.

O objetivo do curso foi proporcionar aos profissionais conhecimento para desenvolver a técnica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios com a intenção de diminuir o fluxo nos hospitais, conforme explicou o diretor do CERPIS, Elziwaldo Monteiro.

"Na maioria das vezes, os pacientes buscam atendimento para resolver problemas de dor. Se realizarmos o tratamento na própria UBS, esses pacientes não serão encaminhados para a média complexidade", ressaltou.

Existe estudos que mostram a eficácia para o tratamento de várias patologias e o método é recomendado pela Organização Mundial de Saúde. "Em termos de saúde coletiva, a auriculoterapia é uma técnica de baixo custo que tem eficácia comprovada", enfatizou Emiliana Domingues, professora de acupuntura da UFSC, que ministrou a aula.

Os alunos que participaram até o final do curso, receberão certificado para desenvolver a auriculoterapia de forma profissional. Segundo o enfermeiro Heverton Coelho, do município de Mazagão, o técnica será desenvolvido em seus pacientes. "Eu estava buscando outras formas de terapias alternativas. Esse tratamento aqui eu desconhecia, mas já pude observar a eficácia em mim mesmo. Os meus pacientes vão gostar". 

O método Auriculoterapia é uma técnica milenar, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa e é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares em diversos países, sendo amplamente utilizada na assistência à saúde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!