Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita profissionais que atuam em museus e centros voltados à preservação da memória

Oficina segue até sexta, 25, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus.

Por Rafaela Bittencourt
23/08/2023 13h32

Participantes podem se aprofundar em temas como legislação museológica

O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 23, uma capacitação voltada a profissionais que atuam em museus e outros centros governamentais e comunitários voltados à preservação da memória e da história amapaense. Também podem participar estudantes e interessados no setor.

A oficina de planejamento estratégico para museus segue até sexta-feira, 25. Durante três dias, o público vai aprofundar os conhecimentos sobre temas como projetos arquitetônicos e urbanísticos; legislação; além de programas educativos, culturais, sociais e ambientais.

A iniciativa é fruto do Protocolo de Intenções formalizado entre o Governo do Estado e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para incentivar as políticas públicas que fortaleçam esses espaços, como detalha a coordenadora de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado de Cultura do Amapá (Secult), Simone de Jesus.

“Este é um momento muito importante para o setor museológico do Amapá, estamos recebendo aqui não apenas os museus, mas também os centros e pontos de memória das comunidades, da Universidade Federal do Amapá e do Tribunal de Justiça, com o objetivo de estabelecer essa união e parceria entre as instituições. A capacitação é um processo obrigatório e importante para estruturar esses locais e já é fruto do protocolo de intenções assinado com o Governo do Estado”, reforça Simone.

A oficina é ministrada pela equipe técnica do Ibram, Newton Fabiano e Thiago Barcellos, que atuam na área de museologia com experiência em Gestão Documental, Gestão de Políticas Culturais, entre outras modalidades organizacionais.

“É a primeira vez que o Ibram está vindo ao estado e estamos vendo uma riqueza cultural infinita com potencial enorme, então esperamos poder fazer com que todos os museus se tornem referências, criando um Sistema Estadual de Museus, com experiência organizacional e diálogo entre as instituições para fortalecimento e exemplificação para o restante do país”, reforçou o ministrante Thiago Barcellos.

Novos conhecimentos

O planejamento museológico é previsto na Lei 11.904/09 e regulamentado pelo decreto federal 8.124/2013. Para a gerente do Museu da Fortaleza de São José de Macapá, Flávia Souza, o momento abre caminhos para uma política museológica mais fortalecida e organizada.

“É animador participar dessa oficina, porque os museus precisam ter essa atenção ao planejamento e isso estava faltando, então iremos participar de um processo de reestruturação a partir dos documentos legislativos que já existem para pôr em pratica. É um novo recomeço a partir da estrutura que já temos”, conta.

Quem participou do momento foi o Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que trouxe bolsistas, técnicos e coordenadores para a capacitação. O bolsista voluntário do projeto, Antonio Neto, reforçou a importância da oficina para ampliar as possibilidades do projeto que eles desenvolvem.

“Somos um centro de memória e ainda não assumimos, oficialmente, a função de um museu, mas nos aproximamos, então a partir desse momento a gente fica munido de legislação para elaborar um planejamento muito mais consistente para saber realmente em que momento podemos convergir para a área da museologia”, destaca o bolsista.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!